[vc_row][vc_column][vc_column_text][sg_popup id=”20693″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Os polifenóis são fitoquímicos presentes em diversos alimentos, que atuam como anti-inflamatórios naturais e ajudam o organismo na proteção de doenças cardiovasculares, do câncer, entre outras. Um exemplo de polifenol é o tanino, presente principalmente na casca de algumas frutas, em vinhos, chás e castanhas. O tanino atua como antioxidante e protege as artérias, melhorando o nível do colesterol bom no sangue.

[/vc_column_text][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_column_text]

Pouco tempo atrás, a atenção às substâncias presentes nos alimentos era restrita apenas para micro e macro nutrientes, como os carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Hoje, muito mais que o interesse em um prato balanceado, muitas pessoas buscam pelos alimentos funcionais, que tendem a trazer diversos benefícios à saúde do indivíduo, por serem ricos em ativos com propriedades contra diversas doenças. Entre esses ativos, podemos citar os polifenóis, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

PUBLICIDADE


Os polifenóis são fitoquímicos encontrados em frutas, legumes, ervas, temperos, verduras, grãos e até no vinho. Porém, existem mais de 4 mil tipos de polifenóis e seus benefícios dependem do tipo de cada composto. Os polifenóis podem ser agrupados em classes, que variam entre os flavonoides, ácidos fenólicos e não flavonoides, e cada um possui uma subdivisão, o que garante sua particularidade em relação as seus benefícios e propriedades. Outros exemplos de polifenóis são:

– Hespiridina: presente na laranja e no limão; atua na redução do colesterol plasmático e na fragilidade capilar.

– Quercitina: presente nas cebolas; atua como antiinflamatório e aumenta a biogênese mitocondrial.

– Catequinas e epicatequinas: presentes no chá verde e branco; atua como antiinflamatório, reduz a gordura abdominal, diminui o apetite, diminui a concentração de triglicerídeos plasmáticos, aumenta o gasto energético, aumenta  a fotoproteção da pele, previne o câncer de próstata e de boca.

– Resveratrol: presente no suco de uva integral, amora, chocolate amargo, castanhas e sementes oleaginosas; aumenta a fotoproteção da pele, aumenta o gasto energético, reduz  a concentração de LDL-c.

– Curcumina: presente no açafrão e no curry (tempero indiano); atua na proteção vascular e cardíaca, é anti-inflamatório.

– Isoflavonas: presente na soja; atua modulando a tensão pré-menstrual e o metabolismo ósseo

[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Referências” color=”vista_blue” el_width=”50″][vc_message message_box_color=”alert-success” icon_fontawesome=”fa fa-bars”]- Revista Viva Saúde: Polifenóis.
– ANutricionista.Com – Perla Menezes Pereira – CRN3 14198 -[/vc_message][/vc_column][/vc_row]
Carregar Mais
Carregar Mais Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …