Os steak’s (empanados de frango) possuem uma grande comodidade e praticidade para serem preparados e, por isso, é cada vez mais comum o consumo abusivo desse tipo de alimento industrializado. Porém poucas pessoas se preocupam em como são produzidos os empanados e que substancias estão presentes em seus ingredientes.

Steak’s, empanados industrializados fazem mal à saúde?

Assim como a maioria dos alimentos industrializados embutidos, os empanados também são feitos a partir de carne mecanicamente processada. Ou seja, é utilizado restos da carne reaproveitadas de frango, algumas vezes partes de ossos e pele que seriam jogadas fora, e posteriormente preparada uma pasta contendo traços da carne de frango. 

Uso de gordura hidrogenada nos empanados industrializados

Já aquele aspecto crocante e sequinho dos empanados de frango é serviço da gordura hidrogenada. O único problema desse tipo de gordura, é sua ação diretamente ligada aos vasos sanguíneos quando consumida em excesso, impedindo que eles se dilatam e o sangue flua normalmente.

Conservantes usados nos empanados

Para retirar a umidade do produto e conservar sua validade, é utilizado o tripolifosfato de sódio, conhecido como STPP. Além de ser usado como conservante, ele também e bastante aplicado em produtos de limpeza, sanitários e detergentes por sua ação sequestrante de dureza. Para manter uma aparência de carne nos empanados, os aditivos eritorbato de sódio e carragena são aplicados aos produtos.

Realçador de sabor: Glutamato monossódico

E por fim, como realçador de sabor, deixando um gostinho de quero mais, é aplicado o glutamato monossódico. O problema do GMS é que se consumido excessivamente, ele pode trazer consequências a saúde como problemas neurológicos.

Empanados são ricos em gordura e sódio

Porém não são apenas os aditivos químicos que trazem riscos a saúde. A quantidade de gordura e sódio presente nos empanados pode trazer como consequência a obesidade, hipertensão, diabetes e outros problemas relacionados.

Por fim, ressaltamos que o artigo não tem como objetivo convencer você a não consumir os empanados de frango industrializados, mas sim controlar o consumo excessivo de alimentos industrializados e priorizar alimentos de origem natural.
Foto por: Multireceitas

Referências

– TANAMATI AAC et al. Composição centesimal e quantificação de ácidos graxos em steak empanado de frango. Cienc. Tecnol. Aliment., 31: 178-83, 2011.
– http://www.noticiasnaturais.com/2009/10/glutamato-monossodico-gms-o-sabor-que-mata/
– http://jorgeroriz.com.br/godura-hidrogenada-perigo-para-sua-saude/
– http://scsquimico.com.br/stpp.php

Load More Related Articles