Considerada como essencial para vários processos fisiológicos, a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, vital para a síntese do colagénio, da L-carnitina, das catecolaminas, e das proteínas.

Importância da Vitamina C para nosso organismo

Sua função antioxidante, auxilia na proteção das células contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo surgimento de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e outras doenças. Como não é sintetizada naturalmente pelo nosso organismo, ela pode ser ingerida através dos alimentos que consumimos no dia a dia, como frutas cítricas, frutas vermelhas, verduras e folhas verdes.

A vitamina C fortalece o sistema imunológico?

O ácido ascórbico possui como umas das suas principais funções, a manutenção e fortalecimento do nosso sistema imunológico. Após ser metabolizada em nosso organismo, a vitamina estimula a fagocitose, além de provocar o aumento da formação de anticorpos. Assim, ela contribui na eliminação de resfriados, gripes e outros tipos de infecções. Além disso, sua ação antioxidante também é responsável pela redução do acúmulo de colesterol presente nas artérias.

Quantidade diária recomendada de Vitamina C

Não é recomendado que a ingestão do ácido ascórbico seja feita de forma sem controle, ou seja, em doses altas. A quantidade diária recomendada para adultos é de 90 miligramas, para os homens; e de 75 miligramas, para mulheres. Se ingerida atravé de suplementos em altas doses, pode provocar sintomas como a diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia.

Frutas com alto teor de vitamina c

Você sabia que a vitamina C está presente em vários alimentos? E não é apenas na laranja que encontramos ela em grande quantidade. O morango, por exemplo, além da alta concentração de magnésio, possui em média, 85mg da vitamina. Já o abacaxi, além de ser composto pela bromelina, que auxilia no processo digestivo, a fruta conta com 80 mg de vitamina. Se nas bastasse, os pimentões, independe da cor, são ricos em vitamina c. Enquanto o pimentão verde pode concentrar em média 90 mg da vitamina, o pimentão amarelo pode chegar a 340 mg.
Imagem: Gabriel Hess

Referências

Unimed
Newmedical

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