Da família das Compostas, a chicória é uma verdura de fácil cultivo em nosso país e dotada de inúmeras qualidades nutritivas como os sais minerais e vitaminas. Seu consumo é preferível crua, em saladas, para não perder seu valor nutricional. A parte consumida da chicória são as suas folhas, que possuem como características formato lanceolado, possuem coloração esverdeada e são repletas de benefícios.

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Benefícios proporcionados pela chicória

Os principais ativos presentes na chicória são: Albuminas, celulose, cálcio, carboidratos, cloro, ferro, fósforo, potássio, proteínas, sódio,  silício, vitaminas A, C e complexo B. O uso medicinal da chicória pode ser indicado em problemas digestivos, como tônico, depurativo do sangue, laxante, diurético, vermifugo, hepático e para os rins. Por possuir uma grande concentração de tisanas, os extratos da chicória são empregados na atonia dos intestinos, possuindo ótimo efeito laxativo, ou do estomago. Seu princípio ativo de sabor amargo é tônico e antifebril. Para mulheres com problema de amenorreia e para a obstrução dos ovários, a chicória também pode ser aplicada. A chicória ativa a função biliar, purifica o estomago, os rins, atua como laxante e expulsor de vermes intestinais, além de melhor congestões no estomago. Em tratamentos de catarro cronico, é recomendado o uso do suco espremido da raiz da chicória, sendo tomado até 4 colheres por dia. Quando consumida em saladas, sua quantidade de fibras melhora a digestão. Outras indicações do uso da chicória são para depuração do sangue, diureses, febres, hemorroidas, prisão de ventre, vermes e doenças do útero.

Café de chicória

Além do consumo tradicional da chicória, sem em chás ou in natura, sua raiz também pode ser encontrada em pó para preparar o café de chicória, que é mais saudável do que o café normal e que pode ser uma opção para pessoas em que o consumo de café é contra-indicado.

Referências

– BALBACH, A. As hortaliças na medicina natural. São Paulo.
Tuasaude: chicoria

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