Foto por: Kate Ter Haar
O vinagre é um contaminante indesejável obtido na fabricação de vinhos. Seu uso principal é em saladas, como tempero. Mas ele pode ser um verdadeiro aliado na manutenção domestica. Veja nossas dicas:

1. Super limpa-tudo

O vinagre pode auxiliar na limpeza de qualquer superfície, desde bancadas, pisos, portas, janelas e carpetes. Para isso, você deve misturar 1 parte de detergente líquido, 1 parte de vinagre branco e 2 partes de água morna.
Para limpeza de manchas de carpetes, o vinagre deve ser despejado em cima da mancha e, logo em seguida, uma porção de bicarbonato de sódio deve ser colocada ao vinagre que está agindo na macha. Aguarde a reação por completa da solução de vinagre com bicarbonato de sódio e retire com um pano úmido o que restou da solução aplicada. Deixe o carpete secar e passe um aspirador no local onde a ancha foi retirada.

2. Elimina ácaros em sofás, almofadas, cobertas, colchões e travesseiros

Os ácaros vivem em toda a parte, causando coceiras e até alergias. O problema deles, é que não podem ser totalmente eliminados, mas podem ser reduzidos. Para reduzir os ácaros, prepare uma solução contendo 1 litro de água para 100 ml de vinagre branco. Em seguida, a solução deve ser aplicada no local onde esteja com ácaro com o auxilio de uma esponja. Após a aplicação, deixe a peças secando ao sol.

3. Renova a aparência do azulejo

Se o seu azulejo ficou escuro e com um aspecto envelhecido, prepare uma solução contendo ½ xícara de vinagre para ½ litro de água morna e aplique nos locais escuros. Em seguida é só secar com um pano e, se necessário, aplicar um aromatizador para tirar o cheiro do vinagre. Em rejuntes, deixe a mesma solução agindo por 2 horas.

4. Tira o encardido acumulado em roupas brancas

Para evitar o uso de cloro, prepare uma solução de vinagre branco com bicarbonato de sódio. Ambos formam um excelente alvejante que desencarde roupas brancas. Para preparar a solução, você deve misturar 1 colher de vinagre e 1 xícara de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Após deixar suas roupas brancas de molho, lave-as com um detergente em pó de qualidade.

5. Tira marcas de caneta

Se você tem um filho, irmão ou primo que adora desenhar pelas paredes de casa, retire as marcas de caneta aplicando uma porção de vinagre branco sobre os desenhos e esfregue usando uma esponja ou pano.

6. Tirar o mau cheiro em potes de plástico

O erro mais comum é o uso de água sanitária em potes plásticos, o que pode causar até a absorção do cloro no plástico e, em seguida, contaminar alimentos. A melhor maneira para para eliminar o mau cheiro desses utensílios, é deixar-los de molho em água morna com vinagre por 15 minutos e, em seguida, lava-los com água e detergente. Caso o cheiro não saia, aplique vinagre puro.

7. Tirar mofo de superfícies

Ao surgir mofo em superfícies, como paredes, armários, etc., remova a camada de fungo com o auxílio de um pano umedecido em vinagre branco e esfregue até a remoção completa.

8. Dica saudável: diminui o colestrol

Saindo um pouco do foco (manutenção doméstica), o vinagre também pode causar uma ótima manutenção em sua saúde se estiver com o nível de colesterol alto. Para isso, tome em jejum, pela manhã, um copo de água com 2 colheres de vinagre de maçã. Ela ajuda a controlar os níveis do colesterol.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.

Carregar Mais
Carregar Mais Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Hibisco: o chá de hibisco estimula a queima de gordura, regulariza o intestino, possui ação antioxidante e combate a retenção de líquidos!

Hibiscus sabdariffa L. (Malvaceae) é uma importante planta medicinal, originária da Índia.…