O açafrão é um planta bastante conhecida por ser uma especiaria adicionada no preparado de risotos, massa, caldos e doces. Seu nome científico é Crocus sativus. Em algumas regiões, o açafrão pode ser chamado por açaflor, açafrão da Índia ou açafrão verdadeiro.

Na indústria, o açafrão é utilizado como corante para o preparo de diversos produtos como bebidas enlatadas, produtos de panificação, derivados do leite, gomas de mascar, cereais, molhos e produtos cosméticos, através da extração da curcumina, posteriormente aplicada nos produtos. Já na medicina popular, o açafrão é muito conhecido por seus benefícios. O açafrão tem sido empregado para fins medicinais, desde a antiguidade, no tratamento do câncer e de controle a depressão. O açafrão é rico em antioxidantes, vitamina B2,  oléos essenciais (o safranal e crocétines) e vitamina ou pró-vitamina A. O Safranal tem ação sedativa, agindo sob o sistema nervoso, sendo tanto analgésico como tônico.

açafrao

O uso do açafrão pode ser indicado para auxiliar no combate contra problemas de pele, reduzindo o aparecimento de espinhas e acnes, previne o aparecimento do Mal de Alzheimer e auxilia no controle da diabetes, regulando o nível de açúcar no sangue. Porém, o açafrão é uma planta que pode ser altamente tóxica ao organismo, quando consumida em grandes doses ou sem o necessário acompanhamento. Por isso, é altamente recomendável que, antes de iniciar o uso do açafrão, seja feita uma consulta com um especialista na área para ter a recomendação ideal da dose a ser ingerida da planta. A dose excessiva do açafrão pode resultar em graves consequências nos sistemas nervoso e renal. Mulheres grávidas também devem evitar o uso do açafrão. Os efeitos colaterais do açafrão incluem sonolência, delírios, aborto, hemorragias, vômito, diarreias e vertigens, quando ingerido em excesso.

Créditos às imagens:
* https:[email protected]/5520425151/
* https://www.flickr.com/photos/angela_llop/10646054456/

Referências

– Saffron is a monomorphic species as revealed by RAPD, ISSR and microsatellite analyses, por Angela Rubio-Moraga, Raquel Castillo-López, Lourdes Gómez-Gómez e Oussama Ahrazem.
– ARAUJO, Julio Maria. Quimica de Alimentos – Açafrão.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Plantas & Ervas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Hibisco: o chá de hibisco estimula a queima de gordura, regulariza o intestino, possui ação antioxidante e combate a retenção de líquidos!

Hibiscus sabdariffa L. (Malvaceae) é uma importante planta medicinal, originária da Índia.…