Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta da insulina, quando há má absorção de insulina (um hormônio produzido pelo pâncreas, que possui como função quebrar as moléculas de glicose e transformá-las posteriormente em energia). Certamente, nosso organismo precisa da insulina para utilizar corretamente a glicose que obtemos por meio da alimentação, seja qual for o alimento. Quando existe uma ausência total ou parcial do hormônio, acontece uma interferência na queima correta desse açúcar ou ainda no processo de transformação em outras substâncias como, proteínas, músculos e gordura. Portanto, o uso do limão pode auxiliar no controle de glicose no sangue, agindo diretamente na correta absorção da insulina.

ANÚNCIOS
Produção de Derivados Lácteos

Diabetes Mellitus

Quando falamos em diabetes, não podemos trata-la apenas como uma doença única, mas sim como um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose, por exemplo, no sangue provocado por diferentes situações. Mas, por outro lado, o principal questionamento é: diabetes tem cura? Quais são os principais sintomas de diabetes?

Diabetes tipo 1

Diabetes tipo 1 - Controle do diabetes com suco de limão

Acima de tudo, o diabetes tipo 1, pode ocorrer por influência genética. Ou seja, ter um parente já diagnosticado com diabetes aumenta muito suas chances de desenvolver a doença.
Em segundo lugar, quando há o desenvolvimento do diabetes tipo 1, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina.

Diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2 - Controle do diabetes com suco de limão

Por outro lado, no diabetes tipo 2, as células são resistentes à ação da insulina. Ou seja: pode-se dizer, que a incidência da doença pode não ser insulinodependente e em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade. Portanto, neste caso, pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 devem ficar atentos com a presença de sintomas de hipertensão, se está acima do peso, se possui apneia do sono, casos de síndrome dos ovários policísticos e ainda, o colesterol alto.

Sintomas de diabetes gestacional

Diabetes gestacional - Controle do diabetes com suco de limão

Enquanto isso, a diabetes gestacional, ocorre apenas durante a gravidez, perto do 3º trimestre devido a uma resistência à insulina provocada pelos hormônios da gestação. Na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe e desaparece depois do parto e, raramente, gera sintomas, embora, em alguns casos, possa surgir visão turva e muita sede.

Controle do diabetes: como o limão age no organismo?

Em primeiro lugar, o controle do diabetes deve ser feito com acompanhamento médico e seguido de atividades físicas e com restrições a alguns alimentos. Por outro lado, a natureza, também, nos proporciona uma série de alimentos, hortaliças e frutas que auxiliam no controle da glicose no sangue, assim, tendo efeito positivo no tratamento do diabetes mellitus. Em conclusão, você não precisa ficar preso apenas ao uso de medicamentos controlados, pode ser aliado junto ao tratamento alternativas naturais. Como vimos em outro artigo, os benefícios do limão, foram citados vários benefícios que o limão possui, entre eles, agora destacamos para o controle do diabetes.

O suco de limão é bom para diabetes?

Quem segue a citroterapia se beneficia muito com as propriedades do limão. O limão possui a fama de ser um fruto ácido, mas é exatamente essa acidez do limão que tem efeito positivo para auxiliar no controle do diabetes. O ácido nicotínico, presente no limão junto ao ácido ascórbico e cítrico, age como um alcalinizante do sangue, ou seja, após ser metabolizado no organismo ele tampona nosso sangue deixando-o menos ácido, melhorando a qualidade do fluido sanguíneo nos vasos e artérias, prevenindo problemas cardiovasculares, que são comuns na doença, como a trombose e evitando hemorragias. O bagaço do limão, a parte branca e a polpa, também são ricos em pectina, uma fibra solúvel que além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares diminuindo assim a sensação de fome, facilitando o controle da glicemia.

Substâncias que fazem o limão bom para diabetes

Além disso, o limão também possui substâncias como o bioflavanoide quercertinado, que estimulam o sistema imunológico do corpo e a produção de insulina, ajudando a equilibrar o açúcar do sangue do corpo, a pectina, que estimula a produção da bílis e apoia o órgão do pâncreas (a pectina auxilia na perda de peso moderando desejos de comer) e o limoneno, que é capaz de combater os radicais livres. Enquanto isso, uma receita simples para controlar o diabetes utilizando o suco do limão, é espremer o limão e misturar com um pouco de água. Tomar essa mistura algumas vezes ao dia e não usar açúcar ou adoçante na bebida. Mas atenção! Se você possui histórico com problemas gástricos, consulte seu médico antes iniciar a citroterapia.

Faz mal tomar água com limão todos os dias?

É possível encontrar postagens negativas quanto ao uso do limão no auxilio ao tratamento do diabetes. Porém, recebemos vários relatos de portadores da doença que de forma positiva, garantem uma diminuição significativa dos níveis de glicose no sangue a partir do momento que iniciam o uso do limão junto a medicação. O ideal é que não seja descartada o uso de remédios para diabetes, apenas que se inclua o uso moderado da citroterapia, além de seguir uma dieta para pré diabético.

Que frutas o diabético pode comer?

Linhaça

linhaça, quando ingerida regularmente, oferece ao or­ga­nis­mo o fortalecimento do sis­te­ma imunológico, con­tro­le do co­les­te­rol e triglicerídeos. Além disso, mantém a es­ta­bi­li­da­de da gli­ce­mia nos dia­bé­ti­cos, além da per­da de pe­so, con­tri­bui­ção pa­ra a di­mi­nui­ção da TPM e en­velheci­men­to pre­co­ce.

Canela

Cientistas chegaram à conclusão de que a canela, assim como o limão, reduz a concentração de glicose no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina. Com isso, ele reforça a capacidade do corpo de afastar o diabetes. O chá de canela ainda auxilia nos períodos menstruais.

Laranja

A Laranja é uma excelente fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Embora, as laranjas sejam doces, na verdade, elas possuem um baixo índice glicêmico (IG). Além disso, ela ainda fortalece o sistema imunológico, podendo ser utilizada em chás, in natura e muito mais.

Referências

– Limão: origem e variedadesPortal Doce Limão.
Diabetes.org.br O Que é Diabetes?
– Segredos do limãoRevista Viva Saúde Online.
– Limão: o poder do fruto que previne doençasPortal Terra Saúde
– BALBACH, A. Plantas que curam.

Canela e Diabetes

Carregar Mais!

Veja Mais!

Banana: Caturra (nanica), Prata, Ouro, Maçã. Descubra as diferenças entre os tipos de Bananas!

Primeiramente, não importa o dia, nem a hora, a Banana vai bem sempre! Seja como for, ela …