Não importa a idade, um dos sinônimos de pele saudável e bonita é justamente sua aparência e brilho. Algumas pessoas acham que sem uma genética favorável e o uso diário de um tônico facial e loções hidratantes caríssimas, é impossível manter uma pele cuidada e hidratada.

Porém, o que poucos sabem, é que a maioria dos ativos encontrados nas formulações desses cremes e soros faciais, você pode encontrar facilmente em alimentos que você possui nas prateleiras de sua casa e até mesmo em seu jardim! Tendo em mãos esses ingredientes, descubra como fazer em casa o tônico facial.

Tônico facial serve para que? Qual sua função?

O tônico ou soro facial, é um concentrado de ativos que deve ser aplicado no rosto, pescoço e decote após a limpeza superficial feita com água e sabonete. Sua aplicação proporciona uma série de propriedades benéficas para pele, atuando na limpeza profunda e hidratação. Especialistas em dermatologia, afirmam que o soro facial é um produto importantíssimo para a manutenção da pele, sendo recomendada sua aplicação à noite, quando os ativos que compõe o tônico facial atuam de forma mais eficaz, trazendo mais benefícios para a pele.

Como fazer tônico facial caseiro para pele oleosa?

Um dos tônicos faciais que podem ser preparados em casa, também conhecidos como “caseiros”, são feitos com ingredientes simples e fáceis de serem encontrados. Entre os ingredientes, está o chá verde (rico em antioxidantes), a erva doce (purificante e hidratante), além da vitamina E. Além disso, essa mistura adstringente suave contém vinagre, que ajuda a restaurar o equilíbrio do pH natural da pele.

Ingredientes para fazer o tônico caseiro

– 1 colher (sopa) de folhas de chá-verde (1 saquinho ou dois do chá de caixinha)
– 1 colher (chá) de sementes de erva-doce esmagadas
– 1 capsula de vitamina E
– ½ xícara de água fervente
– 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
– 1 colher (chá) de glicerina vegetal

Inicialmente, cubra com água fervente as folhas do chá verde e as sementes de erva-doce em um recipiente. Em seguida, tampe o recipiente e deixe as ervas em infusão até esfriar. Por fim, coe e misture a infusão junto à glicerina e a capsula e vitamina E, transferindo posteriormente para uma garrafa com tampa. O ideal é guardar o soro facial na geladeira por até 10 dias.

Benefícios do chá verde para a pele

O chá verde não possui benefícios apenas quando ingerido. Usar chá verde no rosto é o truque da modelo Candice Swanepoel, por exemplo. Devido a sua ação antioxidante e anti-inflamatória, seu uso em tônicos acalma a pele e ajuda té na prevenção de espinhas, além de de reduzir os efeitos dos raios solares que causam o envelhecimento precoce da pele.

Benefícios da vitamina E para a pele

Já a vitamina E, por outro lado, é um potente antioxidante, responsável pela eliminação dos radicais livres, que são os grandes causadores do envelhecimento da pele. Além disso, ela também estimula a produção de colágeno, mantendo a firmeza da cútis.
Imagem: 1Day Review

Referências

Portal/Terra
Vix
Seleções

Load More Related Articles