Foto por: Ian Muttoo
Além de ser delicioso, o suco de uva, assim como a farinha de uva, é recheado de benefícios para nossa saúde. Entre os diversos benéficos gerados pelo suco de uva, pode ser citada sua ação contra doenças do coração, aumento da imunidade e redução da incidência do Alzheimer.

O suco de uva é composto por ativos como os bioflavonoides, taninos e o resveratrol, que são responsáveis pelo grande parte dos benefícios da uva. O resveratrol é uma substância fenólica, presente na casca da uva, que age no organismo como um protetor contra vírus e fungos. Aliás, a casca da uva é o local da fruta onde mais se concentram antioxidantes, no total são 20 tipos e agem combatendo os radicais livres que favorecem o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce. Além da ação anterior gerada pelo resveratrol, a substância também ajuda no combate da produção de toxinas e radicais livres, evitando a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos que possam ocasionar infartos e derrames. Estudos científicos, também associaram o resveratrol como responsável pela diminuição de incidência de casos da doença de Alzheimer.

As substâncias presentes no suco de uva também auxiliam pessoas que estão em busca de redução de medidas. Em uma pesquisa feita no ano de 2015, pelo Centro Universitário Metodista de Porto Alegre, concluiu que pessoas que tomaram o suco de uva durante 30 dias conseguiram reduzir o peso, a circunferência abdominal, o índice de massa corporal, o IMC e até o colesterol total e ruim, sem sofrer alterações nos níveis de glicose e triglicerídeos. Mas não para por ai, o suco de uva também favorece as funções hepáticas, reduz o  ácido úrico, combate a acidez sanguínea e atua na prevenção de diversos tipos de tumores malignos.

Como Preparar o Suco de Uva?

Para se beneficiar de todas as propriedades do suco de uva, é importante que ele seja preparado com a fruta in natura, eliminando as chances de estar consumindo aditivos químicos, entre outras substâncias utilizadas em sucos artificiais. O site Wikihow, disponibiliza em sua página um passo a passo de como você pode preparar o suco de uva. A receita está disponível no link: http://pt.wikihow.com/Fazer-Suco-de-Uva

Referências

– http://mdemulher.abril.com.br/saude/maxima/beneficios-proporcionados-pelo-suco-de-uva
– http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/05/suco-de-uva-reduz-colesterol-e-bom-para-memoria-e-ajuda-perder-barriga.html

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Conhece o chá de jasmim? As propriedades do jasmim aumentam a libido, agem como um analgésico natural, ameniza os sintomas da TPM e mais!

O jasmim é muito conhecido por seu aroma adocicado, muito empregado em perfumes e na aroma…