Com folhas em forma de plumas e aroma único e característico, a nossa pequena margarida silvestre ganha cada vez mais espaço no gosto do paladar. Para infusões, usam-se tanto as folhas da camomila-dos-alemães (Matriacaria chamomilla) quanto da camomila-romana (Anthemis nobilis). 

ANÚNCIOS

Benefícios do chá de camomila

A Matriacaria é uma das poucas plantas medicinais cujos constituintes químicos foram exaustivamente avaliados farmacologicamente, inclusive em testes clínicos. Suas propriedades fazem da camomila uma ótima aliada a distúrbios digestivos, dores de cabeça, cólicas, reduzem inchaços, relaxante muscular,  inflamações urinárias, estresse, irritabilidade, nervosismo e alergias de todo o tipo. Por possuir substâncias que induzem a efeitos anti-inflamatórios, antiespasmódico, carminativo e sedativo. Estudos recentes mostram que a camomila pode induzir a morte de células cancerígenas.

Substâncias presentes na camomila

Contamos com a presença de agentes anti-inflamatórios, os flavonoides, que também atuam como antioxidante, o azuleno, a matricina, a Alfa-Bisabolol e a benzopirona que possuem ações antioxidantes e antibacterianas. Graças a apigenina, a camomila pode ajudar no combate dos radicais livres prevenindo doenças cerebrais degenerativas, câncer e outras complicações. A planta ainda conta com vitamina A, nutriente que contribui para a boa visão, pois protege a  córnea. Todas as propriedades presentes na camomila são encontradas nela graças aos óleos essenciais, presentes nela, que são obtidos através das infusões da flor.


Flavonóides: São moléculas polyphenolic que contêm 15 átomos de carbono e são solúveis na água. Consistem em dois anéis de benzeno conectados por ramificação de três carbonos. Um dos carbonos nesta corrente é conectado a um carbono em um dos anéis da benzina, ou através de uma ponte do oxigênio ou diretamente, que dê um terceiro anel médio. Muitas destas moléculas, particularmente os anthoxanthins causam a cor amarela de algumas pétalas. As Flavonoides são abundantes nas plantas, em que executam diversas funções. Em algumas plantas, as flavonoides são responsáveis pela filtragem UV, fixação de nitrogênio e como agentes químicos. Mesmo em plantas que possuam uma elevada concentração de flavonoides, elas possuem baixa toxicidade e podem ser ingeridas em grandes quantidades pelos animais, incluindo seres humanos. Suas ações benéficas vão desde efeitos antioxidantes, contra viroses, anticancerígenos, anti-inflamatórios e antialérgicos.

ANÚNCIOS

Benzopirona: é uma substância ativa que possui propriedades antibióticas, bronco dilatador, fungicida e anticoagulante. A propriedade anticoagulante está relacionada à truxerrutina, proporciona efeito protetor contra o edema e reduz as queixas em pessoas com insuficiência venosa crônica. Indicada para síndromes varicosas, hemorroidas, úlceras da perna; flebites, tromboflebites, periflebites, síndromes pós-flebíticas; estases linfáticas, linfangites, linfadenites, linfedemas; estases venosas, edemas, arterites; profilaxia da trombose pré e pós-operatória e da gravidez; profilaxia e tratamento de edemas e estases linfáticas pós-operatórias e pós-traumáticas, braquialgias, cervicalgias e lombalgias.


Azuleno/ Matricina:  Possui a fórmula molecular C10H8, é um composto orgânico isômero. Ele apresenta na maioria das vezes uma intensa e brilhante coloração azulada, podendo também ser encontrado em alguns fungos, como no exótico cogumelo Lactarius indigo, e invertebrados marinhos. Quimicamente, o azuleno pertence ao grupo dos hidrocarbonetos bicíclicos insaturado. É extraído do óleo essencial de camomila alemã (Matricaria recutita).


Alfa-Bisabolol: Possui propriedades anti-inflamatória, cicatrizante e anti-séptica, indicado em diversos tipos de fórmulas hipoalergênicas e para pessoas de pele sensível. O Alfa-Bisabolol Natural é indicado para todos os tipos de formulações cosméticas devido a sua estabilidade e compatibilidade com a pele.


Apigenina: É uma Flavona com efeitos antioxidantes.

Referências

– http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio17/17_f.pdf
– http://www.misodor.com/FARMACON/CUMARINA.html
SHAW, Non. Fitoterapia, guia prático. São Paulo, 1999.

Carregar Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Dente-de-Leão: além de ser um dos mais seguros diuréticos, pode ser aplicado contra acne, problemas hepáticos e muito mais!

Pertencente à família Asteraceae(Compositae), a Taraxacum officinale, conhecida popularmen…