A síndrome pré-menstrual é um grupo de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem durante a segunda metade do ciclo menstrual. O estresse, dores, irritabilidade, nervosismo entre todos os outros sintomas são efeitos da TPM que podem prejudicar relacionamentos com familiares, amigos e até mesmo profissionais.

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Principais sintomas

Os sintomas mais comuns da tensão pré-menstrual são as fortes dores de cabeça, irritabilidade, dores nos seios, dores no corpo, cólicas, desânimo, depressão, inchaço, insônia, sonolência exagerada, apetite desregulado, ansiedade e vontade desesperadora de comer doces. Para mulheres que sofrem com esses sintomas da TPM, existem algumas soluções naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM, como os chás e o consumo de certos alimentos que trazem efeitos positivos contra os sintomas. O consumo de frutas e dois litros de água ao dia, também ajuda. Evitar alimentos com muito sal e gorduras durante o período da TPM amenizam os sintomas. Um exemplo é o chocolate, resista a tentação! Ele traz prazer momentâneo mas a taxa de gordura presente nele acaba piorando os sintomas.

tpm chocolate

Quais chás são indicados para aliviar os sintomas da TPM?

Os chás diuréticos são indicados para auxiliar no alívio do inchaço e também ajudam a acalmar. Os chás de urtiga, erva doce, camomila, dandelião e chá verde são os que possuem melhores resultados. As mulheres que sentem calafrios antes do período menstrual podem consumir o chá de gengibre quente. Mas atenção: o chá de alcaçuz ou o chá de urtiga devem ser consumidos com cautela, pois em grandes quantidades podem aumentar o fluxo menstrual. Alimentos como a linhaça podem ser incluídos na dieta, a semente melhora o problema da retenção de líquidos. Por final, o consumo de cafeina deve ser evitado, a substância aumenta a irritabilidade e a dificuldade de pegar no sono.

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