A síndrome pré-menstrual é um grupo de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem durante a segunda metade do ciclo menstrual. O estresse, dores, irritabilidade, nervosismo entre todos os outros sintomas são efeitos da TPM que podem prejudicar relacionamentos com familiares, amigos e até mesmo profissionais.

Os sintomas mais comuns da tensão pré-menstrual são as fortes dores de cabeça, irritabilidade, dores nos seios, dores no corpo, cólicas, desânimo, depressão, inchaço, insônia, sonolência exagerada, apetite desregulado, ansiedade e vontade desesperadora de comer doces. Para mulheres que sofrem com esses sintomas da TPM, existem algumas soluções naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM, como os chás e o consumo de certos alimentos que trazem efeitos positivos contra os sintomas da TPM. O consumo de frutas e dois litros de água ao dia, também ajuda. Evitar alimentos com muito sal e gorduras durante o período da TPM amenizam os sintomas. Um exemplo é o chocolate, resista a tentação! Ele traz prazer momentâneo mas a taxa de gordura presente nele acaba piorando os sintomas.

tpm chocolate

Os chás diuréticos são indicados para auxiliar no alívio do inchaço e também ajudam a acalmar. Os chás de urtiga, erva doce, camomila, dandelião e chá verde são os que possuem melhores resultados. As mulheres que sentem calafrios antes do período menstrual podem consumir o chá de gengibre quente. Mas atenção: o chá de alcaçuz ou o chá de urtiga devem ser consumidos com cautela, pois em grandes quantidades podem aumentar o fluxo menstrual. Alimentos como a linhaça podem ser incluídos na dieta, a semente melhora o problema da retenção de líquidos. Por final, o consumo de cafeina deve ser evitado, a substância aumenta a irritabilidade e a dificuldade de pegar no sono.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

A frutose é realmente uma vilã? Entenda o que é frutose, suas características, aplicações e seus malefícios à saúde!

A Frutose, também conhecida por levulose ou açúcar das frutas, possui alto poder adoçante …