Uma das maiores queixas citadas por grande maioria das mulheres, são os incômodos sintomas gerados em função da TPM. Uma alternativa, que pode ajudar a amenizar os sintomas da TPM, é o chá das cascas de tangerina e limão, juntamente com uma porção de anis estrelado.

Benefícios do chá de casca de tangerina, limão e anis estrelado contra a TPM

anis

O  anis-estrelado é uma árvore semelhante ao pé de eucalipto, possui coloração marrom e um aroma característico, parecido com erva-doce, porém muito mais forte. Suas propriedades são muito semelhantes as da erva-doce ou funcho, com ação carminativa, calmantes, diuréticas e antiespasmódica. É composto principalmente por seus óleos essenciais como o anetol, felandreno, safrol, terpinol e 1,4 cineol.

tangerina

A maioria das pessoas acham que somente nos gomos da tangerina que se encontram os nutrientes e benefícios presentes na fruta. Se você também achava, saiba que a casca da tangerina, que normalmente é jogada no lixo, é rica em propriedades e benefícios. A casca da tangerina é rica em antioxidantes e flavonoides, que podem prevenir o câncer e aumentar a imunidade do organismo. Além disso, um estudo científico publicado em 2004 revelou que a casca da tangerina poderia ter um potencial significativo de redução do colesterol, aliviar náuseas em mulheres grávidas, auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, aliviar o estresse e amenizar cólicas.

limao

Como visto em outras postagens, o limão é extremamente versátil, podendo auxiliar na prevenção e combate de diversas enfermidades. Porém, assim como a tangerina, a casca do limão também possui diversas substâncias e propriedades benéficas à saúde, como seu óleo essencial composto por d-limoneno, citronelal e felandreno. As substâncias que compõe o óleo essencial presente na casca do limão, atribuem diversas propriedades a ela, como por exemplo sua ação contra inchaços, ação adstringente, antisséptica, descongestionante e até fortalecedora do sistema imunológico.
Foto por: Perry Cheng

Referências

Chá Benefícios: casca da tangerina
– Doutíssima: casca de tangerina
Innatia: casca de limão
– STOBART, Tom. Ervas, temperos e condimentos: de A a Z, pg. 184-186. Editora Jorge Zahar. Rio de Janeiro (2009)

Load More Related Articles