Foto por: Rebecca Siegel
Com o início do outono, é muito comum o surgimento de doenças respiratórias, em especial a conhecida gripe e os resfriados. Os sintomas já são bem conhecidos e podem afetar quase toda a população pelo menos uma vez ao ano. Os sintomas mais comuns da gripe são: dor e irritação na garganta, congestão nasal, coriza, tosse, espirros e febre baixa em raras ocasiões. A diferença entre a gripe e o resfriado, é que a gripe possui sintomas mais intensos e causam maior desconforto, diferente do resfriado. A gripe é causada pelo vírus Influenza, tendo como principais características: febre alta, acima de 38ºC, e com início repentino, além de tosse persistente, dores musculares intensas e principalmente a dificuldade para respirar. Possui um início súbito e, na maior parte dos casos, sua cura é espontânea, entre sete e dez dias. Mas, em algumas situações, podem ocorrer complicações sérias como pneumonia e insuficiência respiratória, configurando um quadro denominado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Muitos dos tratamentos, quando já estão mais avançados, necessitam de acompanhamento médico e uso de medicamentos. Porém, o uso de chás é liberado desde o início dos sintomas, que ajudam no aumento da imunidade e aliviam os sintomas da doença.




Chá de Guaco
Uma das plantas medicinais nativas mais conhecidas e com maior potencial terapêutico, se tratando de doenças respiratórias, é o Guaco. O chá de guaco possui ação antibiótica, antiasmática, broncodilatadora, fungicida, anticoagulante,vasodilatadora, espasmolítica e antitrombótica. Alivia a tosse e auxilia a respiração.


Chá de Alho
O alho pode ser indicado para tratar vários problemas respiratórios, incluindo bronquites, asmas, tuberculose, pneumonia, catarros, etc.  O chá de alho é rico em alicina, e enxofre, substâncias que auxiliam a combater problemas respiratórios, secreções brônquicas e sintomas de gripes. Além de aumentar o sistema imunológico.


Chá de Gengibre
O gengibre é excelente contra os sintomas da gripe. Ele aumenta o sistema imunológico, age contra bactérias, fungos e inflamações. Além de ser um ótimo expectorante.

Mel e Extrato de própolis.
Ambos são excelentes anti-inflamatórios, mucoliticos, aliviam a tosse seca e melhorar a expectoração do catarro. Possuem ação antioxidante e bactericida. Uma dica é adoçar os chás contra gripes utilizando apenas o mel e diluir o extrato de própolis em água.

O preparo de todos os chás podem ser feitos da mesma maneira. Recomenda-se ferver 1 litro de água e acrescentar 1 colher de alho, gengibre, guaco ou alho (se preferir pode misturar os três ingredientes) e manter fervura por 8 minutos. Em seguida, deixar a bebida em repouso, coar e adoçar com mel. De preferência, tome o chá ainda quente.

Material de consulta: g1.globo.com – Gripe ou resfriado? Você sabe a diferença?

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.

Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Melaleuca: conheça os principais benefícios do óleo de melaleuca e suas propriedades medicinais!

O óleo de Melaleuca é um óleo essencial volátil obtido por destilação e arraste de vapor d…