Em uma pesquisa feita por um grupo de cientistas da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, foram identificados 24 compostos que estimulam uma enzima do cérebro capaz de nos proteger da demência. E os amantes do café tiveram uma boa notícia: A cafeína, presente no café, é um dos compostos que ajudam a combater a demência e o desenvolvimento do Alzheimer.


Diabetes

O que é o Alzheimer?

A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento  das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais

Café é realmente eficaz contra o Alzheimer?

Sim! A responsável por isso é a enzima chamada NMNAT2, que possui como função proteger os neurônios e combater o acúmulo da proteína TAU.  A eliminação da proteína Tau é muito importante, já que ela está associada a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Uma alteração na Tau é responsável pela morte de neurônios e combater a proteína pode ser uma alternativa para evitar o Alzheimer . Com as informações descobertas em 2016, a equipe passou a testar substâncias para ver se elas aumentavam a produção da NMNAT2 no cérebro, para proteger os neurônios e acabar com a Tau.
Foto por: Niklas Morberg

Fonte:
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/03/14/cafe-contra-o-alzheimer-cafeina-estimula-enzima-que-te-protege-da-demencia.htm
http://saude.gov.br/saude-de-a-z/alzheimer

Carregar mais
Load More In Saude

Veja também

Quinino: sua aplicação está muito além dos refrigerantes conhecidos como água tônica. A malária é um caso. E o novo coronavirus?

De gosto amargo e conhecido por suas propriedades antitérmicas, antimaláricas e analgésica…