As crianças adoram: os salgadinhos assados ou fritos de diferenciados sabores! – Aliás, alguns adultos também. Os salgadinhos de pacote com certeza são os preferidos da criançada. Eles normalmente são feitos a partir de processos automatizados, sem contato manual. Se diferenciam pelo formato e sabor, podendo ser encontrados fritos, assados, extrusados ou preparados com batatas. Mas já parou para pensar em como os salgadinhos são feitos?

Salgadinhos a base de milho

Os primeiros salgadinhos feitos a base de milho surgiram por volta do ano de 1950, tentando imitar o gostinho do bacon. Porém, diferente de hoje, naquela época o processo de fabricação era feito manualmente, muitas das vezes somente fritos e não assados.

Como são feitos os salgadinhos assados?

Nos salgadinhos assados, o processo de fabricação é bastante simples: a grande maioria deles são feitos com grãos de milho que já passaram por um processo de aquecimento, onde ficaram até que suas cascas fossem soltas. O processo continua com a moagem dos grãos de milho para a formação de uma massa, que será misturada com água até a obtenção de uma massa homogênea, seguida para o processo de extrusão onde receberão calor intenso, pressão e cortadas no formato desejado, e por fim serão expostas a uma pressão mais baixa e uma temperatura mais fria, que resultará numa massa mais aerada e com consistência típica de isopor. A etapa final do processo é a aromatização com temperos artificiais, que darão um aroma e sabor natural.

Como são feitos os salgadinhos fritos?

Já nos salgadinhos fritos, em especial as batatinhas, o processo é parecido com os assados.  O processo se inicia com a limpeza e descascamento das batatas, tudo isso automatizado. Em seguida, as batatas já sem casca, são fatiadas no formato liso ou ondulado e enviadas para um lavador com água quente, que irá remover o amido e açúcar das fatias, realizando uma espécie de pré-cozimento. Após serem lavadas, as batatas cortadas seguem para a etapa de fritura em uma fritadeira automatizada. Por fim, a ultima etapa é a aromatização das batatas com tempero artificial e o empacotamento.
Foto por: Mike Mozart
Video por: gazetadopovo.com.br

Referências

Gazetadopovo: Fabricação dos cheetos
Revista Mundo Estranho: Como são feitos os cheetos

    Load More Related Articles