O limão, característico por seu aroma e sabor, é uma fruta ácida bastante utilizada em temperos e em bebidas. Fora sua grande aplicação na culinária, o limão possui diversos nutrientes e substâncias que geram grandes benefícios à saúde. A citroterapia é um dos exemplos, citados da medicina natural, onde o paciente se beneficia através das propriedades do limão, auxiliando no tratamento de diversas enfermidades.

Um dos principais nutrientes presentes no suco do limão, a vitamina C, foi descoberta em 1972 por pesquisadores que estariam tentando identificar o motivo do suco de limão conseguir impedir o desenvolvimento do escorbuto, uma doença debilitante que atormentava os marinheiros durante suas viagens. Hoje, é comprovado cientificamente que o limão é uma das frutas que mais possuem vitamina C em sua composição, além de possuir uma série de substâncias químicas responsáveis por sua fama de “fruta medicinal“. No limão, a vitamina C juntamente com o bioflavanoide quercertinado, ajudam a estimular o sistema imunológico do corpo, prevenindo gripes e resfriados e favorece a ação dos antitérmicos.


Alimentos que ajudam a controlar e previnir a diabetes
A cura do Diabetes pela alimentação Viva
Super Alimentos que Curam e Previnem Doenças
O Poder de Cura do Limão

A vitamina C em companhia do limoneno (substância antioxidante, presente em grande quantidade na casca do limão), ajudam no retardamento do envelhecimento precoce e bloqueia os radicais livres (oferecendo proteção contra o câncer), aumentam a absorção de ferro, contribuem para a redução dos níveis de colesterol ruim no sangue e ajudam na prevenção de doenças cardíacas. O limão também é rico em ácido cítrico, que possui ação antisséptica e bactericida, combatendo a fermentação gastro-intestinal, destruindo micróbios e criando um ambiente invulnerável à ação dos germes, e é um importante agente alcalinizante do sangue, controlando sua viscosidade e protegendo o organismo contra infartos, derrames, tromboses e outras enfermidades causadas pela má circulação. Aliás, é um erro pensar que o limão afina o sangue. Na verdade, ele elimina o excesso de viscosidade, oferecendo prevenção contra infartos e derrame cerebral.

limao citroterapia

O limão também ajuda na neutralização do ácido úrico, um dos principais causadores de artrite, reumatismo, gota e artrose. Em excesso, o ácido úrico forma grandes depósitos nas articulações causando inflamação local , ou forma cristais nas vias urinárias, conhecidas como cálculos renais. Outros benefícios medicinais do limão podem ser resumidamente citados como auxiliador para tratamento de acidez gástrica, acnes, amigdalite, antisséptico, artrite, asma, azia, doenças relacionadas a bexiga, câncer, cirrose, doenças do coração, diabetes, diarreia, disenteria, enjoos, envenenamento por soda e potassa, dores de cabeça, estomatite, febres, doenças do fígado, gripes, infecções, resfriados, soluço, tuberculose e ulceras. Antes de iniciar a citroterapia, é importante certificar-se de que não seja portador de ulceras, gastrites ou azias fortes. Gestantes e mulheres que estejam durante o ciclo menstrual, também não devem iniciar a citroterapia. Durante a citroterapia, podem ocorrer dores articulares, erupções pruriginosas (urticária), diarreia, acne, diminuição da pressão arterial,ou outras disfunções, porém só se deve suspender a terapia se for constata a existência de ulcera estomacal. Outra indicação, é de não tomar o suco de limão diretamente do copo, isso pode desgastar o esmalte dos dentes. Uma alternativa é tomar o suco do limão através de um canudo. O suco do limão deve ser ingerido puro, sem adição de açúcar ou água, logo após o despertar, devendo ocorrer o desjejum somente após 3 horas da ingestão do suco de limão. A seguir, a tabela indica como deve ser feita a citroterapia:

citroterapia

Referências

– SPETHMANN, Carlos Nascimento. Medicina Alternativa de A a Z. Uberlândia: Natureza: 2003.
– BALBACH, A. Plantas que curam. Limão.
– Limão: o poder do fruto que previne doenças Portal Terra Saúde
– Segredos do limão Revista Viva Saúde Online.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Frutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

A frutose é realmente uma vilã? Entenda o que é frutose, suas características, aplicações e seus malefícios à saúde!

A Frutose, também conhecida por levulose ou açúcar das frutas, possui alto poder adoçante …