A tosse é uma reação automática do organismo, gerada por um estímulo irritante das vias respiratórias, que visa expulsar alguma substância que esteja irritando ou obstruindo essa via de passagem do ar. Para o alívio da tosse, geralmente são recomendados remédios alopáticos (se causadas por alguma doença grave) e/ou xaropes. Para auxiliar no tratamento de tosses, pode ser utilizado xaropes naturais, um exemplo é o xarope de abacaxi com guaco, mel, acerola e hortelã.

O preparo do xarope de abacaxi com guaco pode ser feito seguindo a proporção indicada de cada item:

10 folhas de hortelã
1 fatia de abacaxi
1 folha de guaco
1 colher de chá de gengibre ralado
2 copos de água (para a infusão)
colheres de sopa de mel
5 gotas de óleo de copaíba

Antes de iniciar a mistura dos ingredientes, deve ser feita uma infusão composta pelas folhas de hortelã, gengibre e guaco, abafando por 10 minutos. Enquanto a infusão está abafando, misture em um liquidificador a fatia de abacaxi, o mel e as cinco gotas de óleo copaíba (a mistura ficará viscosa). Em seguida, coe a infusão e adicione somente o chá junto a mistura no liquidificador, misturando mais um pouco todos os ingredientes. Se preferir o xarope mais viscoso, adicione mais mel a mistura.

Os principais ativos encontrados no xarope e que iram auxiliar no tratamento de tosses, bronquites e asmas, são os compostos presentes na hortelã (clique para saber mais sobre), que por razão de seu óleo essencial ajuda a combater a bronquite e a asma; os compostos presentes guaco, onde seu óleo essencial age como um anti-inflamatório, principalmente do aparelho respiratório, agindo nos casos de gripe, tosses rebeldes, bronquites, rouquidão e coqueluche; os compostos presentes no gengibre com ação anti-inflamatória e antibiótica,  descongestionando as vias respiratórias com seus alcaloides; os compostos presentes no abacaxi, que em virtude da bromelina age como anti-inflamatório, ajuda a desobstruir as vias respiratórias e tem ainda ação mucolítica, favorecendo a expectoração. ; e por ação expectorante do mel. A dose recomendada é de 1 colher do xarope várias vezes ao dia.

Referências

– Franco, Lelington Lobo 100 sucos com poderes medicinais / Lelingron Lobo Franco. — São Paulo : Elevação, 2005
– BALBACH, A. As Plantas Curam. São Paulo

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

1 Comentário

  1. […] remédios alopáticos (se causadas por alguma doença grave) e/ou xaropes. Para auxiliar no tratamento de tosses, pode ser utilizado xaropes naturais, um exemplo é o xarope de abacaxi  com guaco, mel, […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

A frutose é realmente uma vilã? Entenda o que é frutose, suas características, aplicações e seus malefícios à saúde!

A Frutose, também conhecida por levulose ou açúcar das frutas, possui alto poder adoçante …