A rosa mosqueta é uma espécie de rosa de origem asiática, que foi levada para o Chile pelos espanhóis e hoje cresce espontaneamente nas encostas dos Andes. No Brasil, as mais variadas espécies de rosas são cultivadas como ornamentais, sendo os países andinos os maiores produtores do óleo. Devido a sua composição, o óleo da rosa é amplamente usado em tratamentos dermatológicos de cicatrizes antiestéticas, hipertróficas e hipercrômicas. Já o chá com o fruto da roseira, pode ser indicado para atuar no alívio de problemas renais, tais como cálculo e inflamações diversas, além de ajudar no alívio de resfriados, infecções e febres.

Fruto da roseira (rosa mosqueta)

O fruto da roseira geralmente é desprezado pelas pessoas e, em muitos casos, elas mal conhecem os benefícios que a rosa mosqueta gera para a saúde.

Benefícios do fruto da rosa mosqueta

Graças aos nutrientes do fruto da roseira, ele pode ser indicado em casos de diarreia, afecção respiratória, urinária, da bexiga; espasmo, inflamação gástrica, desordens metabólicas como a gota, litíase renal. Do fruto, pode ser feito o chá da rosa mosqueta que é rico em vitamina C, caroteno, aminoácidos, sais minerais, ácidos orgânicos, tanino, pectina, ácidos graxos (oleico, linoleico, linolênico, palmítico, esteárico, mirístico etc.), cetonas.

Chá de rosa mosqueta, para que serve?

O chá de Rosa Mosqueta é um chá que possui como característica seu sabor delicado e floral, sendo ligeiramente doce e com um sabor levemente azedo. Devido a presença de antioxidantes, o chá do fruto da roseira serve para proteger nosso organismo do dano celular causado por moléculas chamadas radicais livres, sedo eficaz no auxílio do tratamento de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

O chá de rosa mosqueta fortalece o sistema imunológico

Um dos antioxidantes e encontrado em maior concentração no fruto da roseira é a vitamina C. Como sabemos, essa vitamina desempenha muitos papéis essenciais no nosso sistema imunológico, entre eles a proteção contra agentes infecciosos. Para fazer o chá com os frutos da roseira, basta você adicionar 2 colheres do fruto já desidratado para meio litro de água. Quando a água alcançar fervura, desligue e tampe, deixando a infusão abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber

Óleo de rosa mosqueta

Por outro lado, o óleo de rosa mosqueta é um óleo obtido a partir das sementes da planta, mais precisamente da espécie Rosa Aff rubiginosa oil (ou Rose Hips). Ele vem sendo muito indicado na recuperação e cicatrização da pele, por suas diversas propriedades que promovem hidratação e regeneração na pele. Tais propriedades se dão por conta das substâncias que compõe o óleo, como o ácido linoleico, a vitamina A e alguns compostos cetônicos que possuem efeito regenerador e emoliente sobre a pele, ajudando a atenuar estrias, queloides, cicatrizes e rugas e linhas de expressão.

Para que serve o óleo de rosa mosqueta? Quais são seus benefícios?

Popularmente conhecido por suas propriedades, o óleo é rico em ácidos graxos essenciais poli-insaturados, atuando na renovação celular da pele, além de poder atuar na regeneração dos fios do cabelo. Além disso, ele é amplamente aplicado em áreas que necessitem de hidratação, como mãos, pés, cicatrizes, manchas suaves causadas por queimaduras. Gravidas também podem se beneficiar com as propriedades do óleo, prevenindo o desenvolvimento de estrias durante a gravidez.

Carregar Mais..