Conhecido popularmente como maxixe, a Cucumis anguria é um planta rasteira que possui frutos ovalados com pequenos espinhos moles e não pontiagudos. No Brasil, o ele é largamente consumido nas regiões nordeste e norte na culinária popular, sendo preparado em ensopados, em moquecas e em cozidos. Devido as propriedades do maxixe, o fruto proporciona diversos benefícios à saúde como a melhora do sistema imunológico, prevenção à osteoporose e distúrbios da próstata, além de auxiliar na melhora de casos de cálculo renal (pedras nos rins) e hemorroidas.


Produção de Derivados Lácteos

Benefícios do maxixe

Para a maiorias das pessoas no sul e sudeste do Brasil, o maxixe é um fruto quase que desconhecido. Por outro lado, o fruto é bem popular na região norte e nordeste, principalmente em sua culinária. O maxixe é composto por nutrientes importantes para o organismo, como o zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e sódio, além de vitaminas C e e do complexo B, clorofila e betacaroteno. O zinco presente em sua composição, possui propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo, sendo essencial no metabolismo do açúcar e de proteínas, evitando problemas na próstata, na diminuição dos depósitos de colesterol, na cicatrização de ferimentos internos e externos, além de eliminar manchas brancas nas unhas. O fruto também possui quantidades significativas de cálcio, um mineral que participa na manutenção de ossos, dentes e cartilagem, além de regular o relaxamento e a contração muscular. Já o ferro presente no maxixe, auxilia na prevenção de anemias. Existem ainda, relatos de que o consumo regular do seu suco atua diretamente no controle de diabetes (diminuindo a glicemia) e no processo de emagrecimento (causando maior saciedade e reduzindo a vontade de comer). Quem deseja se beneficiar com as propriedades presentes no maxixe, deve lembrar de consumir o alimento cru. Quando cozido, o fruto perde alguns de seus nutrientes, entre eles o zinco.

Como preparar o suco de maxixe?

Quem possui diabetes e consome regularmente o suco do fruto, comprova a eficácia da bebida contra o diabetes. Para o preparo, lave 2 maxixes e em seguida raspe a casca. Quando estiver totalmente sem casca, coloque os pedaços do maxixe em um liquidificador e adicione um copo de água gelada. Se preferir, coe a bebida e tome em seguida sem adoçar. De preferência para tomar o suco logo pela manhã ou 30 minutos antes das refeições.
Foto por: Patsy M_

Referências

– BALBACH, A. D, BOARIM. As Frutas na Medicina Popular – Maxixe.
– MADOLO, Valéria A.; COSTA, Cyro Paulino da. Avaliação de linhagens de maxixe paulista cultivadas em canteiros com cobertura de polietileno. Hortic. Bras. vol.21 no.3 Brasília July/Sept. 2003.
– IFPI; UFPI – CAPACIDADE ANTIOXIDANTE E FENÓLICOS TOTAIS DE MAXIXE.

Carregar mais
Load More In Plantas & Ervas

Veja também

Cáscara Sagrada: muito utilizada como laxante natural para o tratamento da constipação intestinal.

Popularmente conhecida por intestino preso e prisão de ventre, a constipação intestinal é …