Foto por: Naíra Teixeira Dias
Devido ao sabor levemente picante característico dos pimentões (causado pela substância capsaicina), a hortaliça é muito apreciada por grande parte dos brasileiros. A capsaicina, que também pode ser encontrada nas pimentas, auxilia na limpeza estomacal e ainda é eficaz no combate dos germes presentes no intestino. As variedades mais conhecidas dos pimentões são o de cor verde, vermelho e amarelo.

Para se ter uma base, no pimentão verde podem ser encontradas até 200 RE de vitamina A e 126 mg de vitamina C. Por outro lado, o pimentão vermelho é riquissimo em vitamina, cerca de 650 RE e possui cerca de 180 mg de vitamina C. Já o pimentão amarelo é rico em vitamina C, cerca de 334 mg – em 100 g da hortaliça. Embora seja rico em vitaminas, o pimentão é um alimento pobre em calorias. Se consumido cru, possui uma digestão lenta. Porém se for cozido, sua digestão é mais rápida. Contudo, o pimentão não é recheado apenas de vitaminas, além da capsaicina, outra substância encontrada nos pimentões é a capsorubina, um pigmento antioxidante e protetor das células. Devido ao alto teor de vitamina C presente nos pimentões, a hortaliça pode ser indicada no tratamento contra o escorbuto. já para pessoas que sofrem com a prisão de ventre, o pimentão pode ser consumido devido a concentração de enxofre presente na hortaliça.

Infelizmente o pimentão ainda é contraindicado para um grupo específico de pessoas, em geral à pacientes portadores de dispepsia, que podem queixar de transtornos digestivos. Um exemplo é a formação de gases/flatulências ocasionados após o consumo do pimentãopodem ser amenizadas  com a ingestão do suco de cenoura. 

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam – Pimentão.
– http://www.cnph.embrapa.br/paginas/dicas_ao_consumidor/pimentao.htm
– http://www.agrov.com/vegetais/hortalicas/pimentao.htm

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Hortaliças
Comentários trancados.

Veja Também

O consumo de raízes como a batata, inhame e mandioca faz muito bem para saúde. Conheça as propriedades escondidas em cada uma!

Tubérculos como a mandioca, inhame e batata são super consumidos pela grande maioria dos b…