Devido ao sabor levemente picante característico do pimentão (causado pela substância capsaicina), a hortaliça é muito apreciada por grande parte dos brasileiros. A capsaicina, que também pode ser encontrada nas pimentas, auxilia na limpeza estomacal e ainda é eficaz no combate dos germes presentes no intestino, além de outros benefícios. As variedades mais conhecidas dos pimentões são o de cor verde, vermelho e amarelo.

Benefícios de comer Pimentão

Para se ter uma base, no pimentão verde podem ser encontradas até 200 RE de vitamina A e 126 mg de vitamina C. Por outro lado, o pimentão vermelho é riquíssimo em vitamina, cerca de 650 RE e possui cerca de 180 mg de vitamina C. Já o pimentão amarelo é rico em vitamina C, cerca de 334 mg – em 100 g da hortaliça. 

Para que mais é bom comer pimentão?

Embora seja rico em vitaminas, o pimentão é um alimento pobre em calorias. Se consumido cru, possui uma digestão lenta. Porém se for cozido, sua digestão é mais rápida. Contudo, ele não é recheado apenas de vitaminas, além da capsaicina, outra substância encontrada nos pimentões é a capsorubina, um pigmento antioxidante e protetor das células. Devido ao alto teor de vitamina C presente nos pimentões, a hortaliça pode ser indicada no tratamento contra o escorbuto. Já para pessoas que sofrem com a prisão de ventre, podem abusar do seu consumo devido a concentração de enxofre presente na hortaliça.

Qual a diferença entre as cores do pimentão?

Podemos encontrar uma variedade de cores no pimentão, podendo ser verde, amarelo ou vermelho. O fator responsável pela cor do pimentão é a maturação, que também influência no seu sabor. O pimentão verde, por exemplo, tem essa cor por não estar totalmente maduro, ou seja, foi retirado para venda antes do tempo total de maturação.

Contraindicação do pimentão

Infelizmente o pimentão ainda é contraindicado para um grupo específico de pessoas, em geral à pacientes portadores de dispepsia, que podem queixar de transtornos digestivos. Um exemplo é a formação de gases/flatulências ocasionados após o seu consumo – podem ser amenizadas  com a ingestão do suco de cenoura
Foto por: Naíra Teixeira Dias

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam – Os benefícios do Pimentão.
CNPH: Pimentão
Agrov: Pimentão

Carregar mais
Load More In Hortaliças

Veja também

Benefícios da folha de Almeirão: saiba para que serve a chicória-amarga.

O almeirão (Cichorium intybus intybus), também conhecido como chicória amarga, é uma das v…