A planta agoniada, da família das Apocináceas, possui o nome cientifico Plumeria Lancifolia, é também conhecida como agonia, agonium, 2arapou, jasmim-manga,  sacuíba, sucubaa, tapioca ou tapuoca, é conhecida principalmente pelos excelentes resultados em mulheres que possuem o ciclo irregular. A agoniada possui uma resina que faz com que uma mulher que esteja muito tempo sem menstruar, ou que menstrue a todo o momento,  tenha uma regularidade maior no ciclo. Isto é porque a resina faz uma reorganização natural nos hormônios que estariam descontrolados e provocam estas alterações. A agoniada possui substancias como os licosídeos (agoniadina), plumerina, ácido plumeritânico, alcaloides, açúcares, iridóides, fulvoplumerina, glicídeos, óleos essenciais de farnessol e citronerol, além de resinas.  Fora o grande benefício, já citado, para mulheres regularem o ciclo menstrual, a agoniada, quando preparada como infusão (chá de agoniada) possui mais benefícios para o organismo.



O chá de agoniada é um ótimo remédio natural para quem sofre de ansiedade, febre, asma, doenças de pele, inflamações no útero, menstruação desregulada (por ser um ótimo anti-inflamatório), bronquite, corrimentos vaginais, gases, vermes, dores em geral pela sua propriedade analgésica e sedativa. Por suas propriedades medicinais, a agoniada é procurada por muitas mulheres, mas deve ser utilizada de qualquer maneira. É preciso saber como preparar o chá da planta e a quantidade indicada. Uma orientação médica é essencial! Por se tratar de uma planta, a agoniada deve ser utilizada com cautela e acompanhamento medico. Quando consumida em doses elevadas, pode ser toxica e causar danos a saúde. Mulheres grávidas também não se recomenda usar por poder ser uma planta abortiva.

Referências

CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos. Livraria Editora. 2000.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Tarumã (Vitex megapotamica): propriedades fitoquímicas do popular depurativo de sangue, podendo combater o ácido úrico e a hipertensão arterial.

O Tarumã (Vitex megapotamica), também conhecido como erva-tarumã, azeitona-do-mato ou azei…