A planta agoniada, da família das Apocináceas, possui o nome cientifico Plumeria Lancifolia, é também conhecida como agonia, agonium, arapou, jasmim-manga,  sacuíba, sucubaa, tapioca ou tapuoca. O chá de agoniada é conhecido principalmente pelos excelentes resultados em mulheres que possuem o ciclo irregular.

Para que serve o chá de agoniada?

O chá de agoniada possui uma resina que faz com que uma mulher que esteja muito tempo sem menstruar, ou que menstrue a todo o momento,  tenha uma regularidade maior no ciclo. Isto é porque a resina faz uma reorganização natural nos hormônios que estariam descontrolados e provocam estas alterações. Possui substancias como os licosídeos (agoniadina), plumerina, ácido plumeritânico, alcaloides, açúcares, iridóides, fulvoplumerina, glicídeos, óleos essenciais de farnessol e citronerol, além de resinas.

Benefícios do chá de agoniada para descer a menstruação

O chá de agoniada é um ótimo remédio natural para quem sofre de ansiedade, febre, asma, doenças de pele, inflamações no útero, menstruação desregulada (por ser um ótimo anti-inflamatório), bronquite, corrimentos vaginais, gases, vermes, dores em geral pela sua propriedade analgésica e sedativa. Por suas propriedades medicinais, a agoniada é procurada por muitas mulheres, principalmente quando buscam um chá para descer a menstruação, mas pode ser utilizada para auxiliar no tratamento dos sintomas de tpm e de outras doenças.

Efeitos colaterais do chá de agoniada

É preciso saber como preparar o chá da planta e a quantidade indicada. Uma orientação médica é essencial! Por se tratar de uma planta, a agoniada deve ser utilizada com cautela e acompanhamento medico. Quando consumida em doses elevadas, pode ser tóxica e causar danos a saúde. Pesquisas garantem que se usada acima da dose indicada, as resinas do gênero Plumeria que compões a planta, causam grande irritação da mucosa do tubo digestivo provocando diarreia, esofagite e gastrite.

Mulheres grávidas podem tomar o chá?

Mulheres grávidas também não se recomenda usar por poder ser uma planta abortiva.

Referências

CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.
SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos. Livraria Editora. 2000.
PortalSãoFrancisco

Load More Related Articles