De gosto amargo e conhecido por suas propriedades antitérmicas, antimaláricas e analgésicas, o Quinino (fórmula química: C20H24N2O2), é uma substância extraída da casca de uma planta conhecida por Cinchona calisaya. Da mesma forma, ela também é chamada por quina, quina-amarela, quineira, chichona vermelha, casca peruana e casca dos jesuítas, originada de florestas da América do sul. Por outro lado, do quinino, é extraído um composto ativo chamado de quinina, utilizado no tratamento para malária e ainda é adicionado em bebidas gaseificadas (refrigerantes), porém em uma quantidade muito pequena.

Uso do quinino frente ao tratamento da malária.

Certamente, a substância foi o primeiro medicamento usado no tratamento para malária, tendo sido abandonado após o início do emprego da cloroquina, devido a resistência do P. falciparum. Além de não ser muito eficiente, também foram observados efeitos tóxicos que o medicamento apresentava. Aliás, alternativas como a canela de velho, podem ser mais seguras quando administradas no tratamento da malária.

A substância teria efeitos positivos contra o COVID-19?

Em suma, após publicações de estudos experimentais com a hidroxicloroquina, que se apresentou positiva no combate ao COVID-19, diversas publicações começaram a aparecer quanto ao ativo e ao refrigerante compostos por quinino, conhecidos por Água Tônica ou coquetéis como Gin Tônico, também serem eficazes contra ao coronavírus. Como resultado, se iniciou diversos boatos relacionados a ingestão da bebida gaseificada, devido ao uso do medicamento ter sido usado no passado para combater a malária, relacionando o uso da cloroquina que hoje é utilizado contra a malária. Mas, nem o uso do ativo da quinina, muito menos a ingestão de refrigerantes de quinino, como a água tônica, irão combater o coronavírus.

Então os refrigerantes a base de quinino não possuem benefícios?

Exato. A composição básica da água tônica é: água gaseificada, açúcar e hidrocloreto de quinino. O hidrocloreto adicionado é quem dá a bebida o sabor amargo, bem característico. Porém, é adicionado uma quantia minima, que não chega nem a ser medicinal nesse caso. Ou seja, apenas dá o sabor a amargo. Além disso, refrigerantes em geral são uma bomba de açúcar. Por isso, é importante manter cuidado quanto ao seu consumo sem restrições.
Foto por: VGB.Studios

Referências

Pfarma: Água tônica – Coronavírus
TuaSaúde: Quinina
Scielo: Avaliação clinica do quinino
Scielo: Quinino – História
Super/Abril: Do que é feito a água tônica?

Carregar mais
Load More In Plantas & Ervas

Veja também

A Raiz de Bardana é repleta de nutrientes e benefícios!

Da mesma família da margarida, a bardana é uma planta de raiz longa e delgada com textura …