Como você viu no artigo Química do sorvete“, o processo de fabricação dos sorvetes possui várias etapas e uma grande concentração de aditivos químicos aplicados com o objetivo de melhorar o sabor, textura e aparência dos produtos. Uma das alternativas sugeridas no artigo, é o preparo do sorvete caseiro, sem o uso de estabilizantes, gomas, emulsificantes, entre outros.

Os ingredientes utilizados no preparo do sorvete caseiro são bastante simples. Claro, alguns dos produtos utilizados são industrializados, porém a concentração de açucares e aditivos é muito menor.

Os ingredientes necessários são:

– 500 ml de leite integral                               – ½ lata de creme de leite
– ¼ xícara de açúcar                                     – ½ colher de chá de essência de baunilha
– Sal  grosso                                                 – 1 xícara Gelo

Para um melhor entendimento, o preparo do sorvete deve ser assistido no vídeo anexado logo acima. Mesmo que o vídeo esteja em inglês, o entendimento dos passos é bem fácil e intuitivo. Quimicamente, a metodologia usada nesta receita para produzir o sorvete em casa é baseada nos princípios da físico-química (propriedades coligativas), onde ocorrerá um processo endotérmico entre sal e o gelo.

Mas é importante destacar que, para que a esse processo ocorra adequadamente e a mistura vire sorvete, é preciso utilizar o gelo o mais gelado possível, devendo ser armazenado em freezer por algumas horas, pois quanto mais negativa for a temperatura do gelo, mais rápido será o congelamento do leite utilizado para fazer o sorvete. Como observado no vídeo, é necessário que a mistura feita com leite seja adicionada em um plástico contendo sal grosso e gelo.  Isto, porque ao serem misturados, o sal tem como função acelerar o derretimento do gelo, fazendo-o entrar em fusão mais rapidamente (fenômeno chamado de abaixamento crioscópico de temperatura). Assim, a mistura feita a partir do leite congela e forma uma massa. Caso não ocorra esse fenômeno crioscópico, a mistura apenas fica gelada e não forma o sorvete.

Caso tenha alguma dúvida quanto ao preparo do sorvete, mesmo após ter assistido o vídeo, sinta-se a vontade para comentar o artigo logo a baixo!

Referências

– 5 Minute Ice Cream (No Ice Cream Maker Needed) – http://jerryjamesstone.com/recipe/5-minute-ice-cream-no-ice-cream-maker-needed/
– http://quiprocura.net/wordpress/2015/09/07/experimentos-espetaculares-de-quimica-003/

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Coenzima Q10: uma substância com altíssimo poder antioxidante, podendo agir como nutriente ou agente terapêutico perfeito para o coração, além de propriedade antienvelhecimento!

A vitamina Q10, também conhecida por ubiquinona, é uma coenzima produzida naturalmente pel…