[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Foto por: Atlaticare
Algum tempo atrás, a batata doce foi a queridinha dos adeptos a dietas e por quem buscava emagrecimento. Atualmente, a nova queridinha do emagrecimento e boa forma, é a batata yacon. O yacon – Smallanthus sonchifolius – é uma planta originária da Cordilheira dos Andes, e no Brasil é bastante conhecida por seus benefícios que auxiliam no emagrecimento, além de ser chamada por batata do diabético e ser empregada no tratamento do colesterol, por conter frutanoum tipo de açúcar que não é absorvido pelo trato digestivo. Porém, a batata yacon deve ser consumida crua, como uma fruta, ou na forma de suco, nunca frita e nem cozida.

[/vc_column_text][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_column_text]

Certamente o principal benefício da batata yacon, é o auxilio no emagrecimento. Esse benefício é resultado da ação de uma tipo de carboidrato presente na batata yacon, o frutooligossacárico, que age de forma semelhante as fibras em nosso organismo e por ser um carboidrato complexo, o organismo não consegue quebrar as suas moléculas com tanta facilidade, sendo absorvido mais lentamente. Além disso, essa ação do carboidrato presente na batata yacon, promove uma saciedade maior, inibindo a fome e a compulsão por comer. O diabetes também pode ser controlado pela ação da batata yacon, graças a este mecanismo gerado pelo frutooligossacárico, que não eleva os picos de glicose no sangue.  Além do controle do diabetes e no auxilio ao emagrecimento, a batata yacon também gera outros benefícios para organismo, como por exemplo:

1- Ajuda a regular o intestino

A batata yacon também possui um outro tipo de carboidrato, a inulina, que serve de alimento para as bactérias boas da flora intestinal, estimulando o seu desenvolvimento e favorecendo a saúde do intestino. Com isso as prisões de ventre e o intestino preguiçoso são evitados.

2- Atua no controle do colesterol

Por ação da inulina, a batata yacon contribui indiretamente na reabsorção do colesterol e evita a elevação dos níveis de colesterol ruim no sangue.

3- Antioxidante

A batata Yacon é rica em antioxidantes, gerando vários benefícios à saúde. Ajuda a aumentar a imunidade, aumento da absorção de minerais como Cálcio, Magnésio e Ferro e é rica em Potássio, o que previne contra dores, cansaço e fadiga muscular, o potássio também ajuda no controle da pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas.



[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Carregar Mais
Carregar Mais Química de Alimentos
Comentários trancados.

Veja Também

Processamento de Alimentos: Principais tipos de pigmentos (corantes) naturais presentes em alimentos.

Foto por: Marco VerchA cor dos alimentos provavelmente seja um dos fatores que mais i…