O chapéu de couro – Echinodorus macrophyllum ou Echinodorus grandiflorus – também conhecido pelos nomes de chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano, é uma planta ornamental apropriada para aquários, que é bastante utilizada pela medicinal natural em casos de hipertensão, intestino preso, inflamações, reumatismo, artrite, sífilis, além de atuar como um depurador do sangue, eliminando o ácido úrico. 

Quais são as propriedades e benefícios do chapéu de couro?

A fama do chapéu de couro se dá, principalmente, por suas propriedades medicinais, combatendo diversas doenças como problemas no fígado, tosses e por sua ação diurética e laxante, ajudando no emagrecimento e na eliminação de inchaços. O chá atua no intestino delgado produzindo um efeito laxativo, estimulando a bílis. Em quadros reumáticos, tem ação sob os rins e fígado, aliviando os sintomas. Já sua ação diurética, estimula até na eliminação de ácido úrico.

Como preparar o chá

O chapéu de couro possui em suas folhas a presença de ativos químicos como os taninos, iodo, flavonoides, glicosídios, triterpenos, heterosídeos cardiotônicos, resinas e alcaloides. O chá pode ser preparado através da infusão ou decocção de suas folhas. Para o preparo de uma xícara da erva, deve-se colocar duas colheres de chá das folhas para uma xícara de água. Após o preparo, a infusão deve ser abafada por 10 minutos e coada antes de beber. Não foram encontrados efeitos colaterais devido ao uso do chá, no entanto, seu uso prolongado pode baixar a pressão.

Referências

–  PANIZZA, S.; Plantas que curam – Chapéu de couro Ed. Ibrasa., 19ºedição, 1997.
– SILVA, THIAGO DE MELOAVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE DE CONSTITUINTES QUÍMICOS DE Echinodorus macrophyllus (CHAPÉU-DECOURO) TRATADA POR IRRADIAÇÃO GAMA. 

Load More Related Articles