Nativa da Europa, a Salvia é bastante conhecida por suas propriedades medicinais. Dependendo da região, a planta pode ser conhecida por Salva, Salva-dos-jardins, salva-das-boticas ou salva-ordinária. É curioso comentar, que a sálvia também é bastante usada fora da medicina natural. Na culinária ela é muito empregada como tempero, agente conservante e sequestrante na indústria de alimentos, e até como antitranspirante em desodorantes. As substâncias que compões a sálvia são, principalmente, seu óleo essencial, composto por  α-tujona (40,90 %), cânfora (26,12 %), α-pineno (5,85 %) e β-pineno (5,62 %); Triterpenos, Ácido ursólico e oleanólico; Glicosídeos; Flavonoides; Taninos; Entre outras.

Quais os benefícios da Salvia?

O chá de sálvia pode ser indicado na presença de doenças gástricas e má digestão, vômitos ocorridos após as refeições e dor de cabeça resultante da má digestão. A dose recomendada do seu chá contra esses males, é de 1 litro de água para 10 gramas das folhas da planta, inclusive a mesma infusão pode ser usada para combater os sintomas de gripes, resfriados, bronquites, anginas, catarros, entre outros problemas respiratórios.

O chá de Salvia serve para suores noturnos

Pessoas que sofrem com suores noturnos podem se beneficiar das propriedades da erva, consumindo a mesma dosagem de 10 gramas para 1 litro. In natura, as folhas de sálvia são ótimas para branquear os dentes, fortificar gengivas frouxas e inflamadas, e no caso de picadas de abelhas, mosquitos e vespas, também se indica o uso de suas folhas esfregando sobre o machucado.

Efeitos colaterais do chá de Salvia

Porém em todos os casos, não é recomendado o uso continuo e prolongado da planta. Seu chá é contraindicado para mulheres grávidas e em lactação, pessoas cardiopatas, nefropatas, portadoras de tumores hormonais e crianças pequenas. A planta pode também interferir o efeito de alguns medicamentos se tomados em conjunto, como anticoncepcionais, hipoglicemiantes, anticonvulsivantes ou sedativos.
Foto por: Andrey Zharkikh

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam – SALVA.
– Chemical composition of sage (Salvia officinalis L.) essential oil from the Rio de Janeiro State (Brazil)
– SÁLVIA – SALVIA OFFICINALIS L  – .londrina.pr.gov.br
– PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS – CULTIVO E UTILIZAÇÃO” – PAULO GUILHERME FERREIRA RIBEIRO E RUI CÉPIL DINIZ . LONDRINA: IAPAR, 2008.

Carregar mais
Load More In Plantas & Ervas

Veja também

Benefícios da Alcachofra: além de ajudar no controle do colesterol, é diurética e atua contra a má digestão.

Uma planta nativa da região mediterrânea, introduzida no Brasil por imigrantes italianos n…