[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

Sendo uma das plantas mais conhecidas do Brasil, o capim-limão, conhecido também por  capim-santo ou capim-cidreira, erva-de-estrada, erva-príncipecapim-cidrãocapim-de-cheirocapim-cheiroso ou patchuli, é uma planta amplamente utilizada na medicina popular. As propriedades do capim-limão são inúmeras, destacam-se as propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas, expectorantes, além de ser um ótimo bactericida.

[/vc_column_text][vc_column_text]

PUBLICIDADE


[/vc_column_text][vc_column_text]

Graças a substâncias presentes no capim-limão, como o citral, o geraniol, o metileugenol, o mirceno, a citronelal, o ácido acético e o ácido capróico, a planta proporciona diversos benefícios para saúde. A citronelal é bastante conhecida por sua aplicação em repelentes. O capim-limão é bastante conhecido, também, pelo aroma e sabor agradável quando preparado em forma de infusão. O chá de capim-limão, além de ser saboroso e de aroma bastante agradável, pode ser empregado no auxilio do tratamento de diversas enfermidades, como na melhora da digestão, em problemas estomacais, tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, convulsões, diarreia, doenças do fígado, reumatismo, rins, stress e a tensão muscular.

capim limao

Graças a sua propriedade diurética, que ajuda a eliminar o inchaço, o capim-limão pode ajudar no emagrecimento. Os princípios do capim-limão ainda aceleram o metabolismo, eliminando as reservas de gordura e dificultando sua assimilação pelo organismo. Os efeitos colaterais do capim-limão são observados externamente, na pele, quando aplicado na forma de repelente e expondo-se ao sol por algum tempo, sendo indicado lavar bem o local da aplicação antes de expor-se ao sol. O consumo excessivo do chá de capim-limão pode baixar a pressão arterial e causar desmaios. O capim-limão é contraindicado em casos de dor abdominal ou gastrite e durante a gravidez, podendo causar abortos.

[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Referências” title_align=”separator_align_center” align=”align_center” color=”vista_blue” el_width=”50″][vc_message message_box_style=”standard” style=”rounded” message_box_color=”info” icon_type=”fontawesome” icon_fontawesome=”fa fa-info-circle” icon_openiconic=”vc-oi vc-oi-dial” icon_typicons=”typcn typcn-adjust-brightness” icon_entypo=”entypo-icon entypo-icon-note” icon_linecons=”vc_li vc_li-heart” icon_pixelicons=”vc_pixel_icon vc_pixel_icon-alert”]- BALBACH, A. As Plantas Curam
– FRUTUOSO, Valber. Ervas e Plantas que Curam[/vc_message][/vc_column][/vc_row]
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …