O blueberry (mirtilo) é uma fruta nativa da Europa e dos Estados Unidos. Ela ganhou destaque no Brasil devido às suas muitas propriedades medicinais. É uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes, além de possuir uma elevada taxa de polifenóis em sua casca e na sua polpa, sendo assim, chamada em muitos lugares como a “fonte da longevidade”.

[dfads params=’groups=1686&limit=1&orderby=random’]

Benefícios do Mertilo

Como mencionado anteriormente, o mirtilo não é apenas uma fruta saborosa. O blueberry é composto por ativos que geram inúmeros benefícios à saúde. As principais substâncias encontradas no mirtilo são os flavonoides, alguns pigmentos antociânicos, sais minerais como zinco, ferro, potássio e magnésio, taninos, vitamina C, provitamina A, pectina, ácido cítrico e ácido málico. A provitamina A e as antocianinas melhoram a saúde dos olhos, protegendo-os de danos resultantes da diabetes ou da hipertensão e a antocianina também ajuda na prevenção de enfartes e males cardíacos. Os flavonoides fazem do mirtilo uma fruta poderosa, mantendo o sistema imunológico mais forte, aliás, o blueberry é uma das frutas que mais possuem antioxidantes. Os antioxidantes presentes no mirtilo, também auxiliam no combate dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce. O mirtilo pode ser indicado para melhorar a circulação sanguínea, auxiliando em casos de varizes, hemorroidas, entre outros.

Preço..

O único ponto fraco da fruta é o seu preço elevado. Porém, para quem busca apenas os benefícios que o blueberry pode gerar, são comercializadas capsulas contendo todas as substâncias e propriedades da fruta.

Referências

José Carlos Fachinello. Mirtilo – Rev. Bras. Frutic. vol.30 no.2 Jaboticabal June 2008
– http://www.plantasquecuram.com – Mirtilo.

Carregar mais
Load More In Química de Alimentos

Veja também

Para que serve o Tucupi? Descubra os benefícios do caldo da mandioca!

De origem indígena, o tucupi, também conhecido como o ouro da Amazônia ou shoyo do novo sé…