Para manter um estilo de vida saudável ou até mesmo para conseguir a tão desejada perda de peso, é preciso adotar hábitos que fujam do sedentarismo e iniciar a ingestão de alimentos de baixa caloria, funcionais e menos processados. Um exemplo bem comum e conhecido de alimento funcional, que sempre é muito recomendado e aderido para quem deseja perder alguns quilinhos extras, é a água de berinjela.


Produção de Derivados Lácteos

Para que serve a água de berinjela em jejum?

Quando deixamos um alimento de molho, fibras se soltam dele.  Assim, quando ingerida, essa água se transforma numa espécie de “gel”, que é capaz de absorver gorduras e elimina-la. Mas atenção! Esse efeito só ocorre no colesterol que ainda será ingerido, e não no colesterol que já está presente no sangue.

Água de berinjela para o colesterol

Por si só, a berinjela quando in natura, já é um alimento com alto teor de água, rica em fibras, sais minerais e vitaminas, além de substâncias como a saponina e compostos fenólicos. Estudo relatam o uso da berinjela no controle de níveis altos de colesterol. Para se ter uma ideia, quando fica em decocção, o alimento libera de sua pele os flavonoides, que são responsáveis pela atividade antioxidante da bebida.

Já a saponina, atua diretamente na redução de gorduras, agindo como um detergente. Quem busca ajuda na eliminação de celulites, também pode contar com as propriedades da berinjela, graças a sua ação anti-inflamatória.

Como preparar a água de berinjela com limão?

Para que os efeitos da bebida sejam obtidos, você deve ingerir pelo menos 1 copo da água de berinjela, 30 minutos antes das principais refeições do dia. Os ingredientes necessários são 1 berinjela média, 1 limão e 1 litro de água. Com os ingredientes em mãos, inicie o preparo da água cortando a berinjela em fatias e coloque em uma jarra já contendo a água, deixando-a de molho de um dia para o outro. Após passar pelo menos 8 horas do molho, pode iniciar a ingestão da bebida.
Foto por: uggboy

Referências

– CARVALHO, M.M.S.; LINO, L.A. Avaliação dos fatores que caracterizam a berinjela como um alimento funcional. Nutrie: rev. Soc. Bras. Nutr.
– BALBACH, A. As hortaliças na medicina natural –  Berinjela.

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