Também conhecida por murta vulgar, murta cheirosa, murta comum e mirto, a murta é um gênero botânico que compreende uma ou duas espécies de plantas com flor, da família das Myrtaceae. É cultivada principalmente em razão da extração feita do seu óleo essencial, que pode ser usado em perfumaria e até mesmo como condimento, além de ser considerada uma planta medicinal na medicina tradicional devido aos seus benefícios do chá da murta.

Benefícios do chá de murta

Os adeptos da medicina tradicional consideram o uso interno e externo da casca e folhas da murta um ótimo adstringente, tônico e estimulante, além de sudoríficas. Seu uso interno pode ser feito empregando-se uma infusão da casca dos ramos ou das folhas.

Para que serve o banho com murta?

Já no uso externo, o banho de murta é excelente na anemia, contra reumatismos e na elefantíase. Entre os 42 componentes presentes no óleo essencial da murta, os principais a serem citados são o 1,8-cineole (25,2%), linalool (20,4%) e b-caryophyllene (22,9%). Além de adstringente, a murta ainda possui propriedades antibacterianas (S. aureus e E. coli), antidiarreica, antileucorreica, antisséptica, antiespasmódica, digestiva e expectorante. 

Como fazer o chá de murta?

Para o preparo do chá de murta, pode ser feita uma infusão das folhas frescas em 1 litro de água e tomar de 3 a 4 xícaras por dia.
Foto por: Cyril Nelson

Referências

– BALBACH, A. As Plantas que Curam Murta-Cultivada.
– Plantas que Curam: Murta.
– CAIXINHAS, Maria Lisete; Murta, in “Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira da Cultura, Edição Século XXI”, Volume XX, Editorial Verbo, Braga, Setembro de 2001

Carregar mais
Load More In Plantas & Ervas

Veja também

A Raiz de Bardana é repleta de nutrientes e benefícios!

Da mesma família da margarida, a bardana é uma planta de raiz longa e delgada com textura …