Se você pensava que as frutas cítricas eram importantes somente devido a presença da vitamina C em sua composição, acredite: as frutas cítricas também são ricas em ácido cítrico, potássio, vitamina A, flavonoides e agentes antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, protegem o cérebro e coração. Além disso, suas cascas e bagaços ainda são fontes de fibras, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino e atuando na redução dos níveis de colesterol ruim no sangue. Separamos uma lista com as principais frutas cítricas encontradas no varejo e que podem ser encontradas com facilidade.

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Frutas cítricas e seus benefícios

Benefícios das frutas citricas

Laranja
De sabor doce e levemente ácido, a laranja é um dos frutos cítricos com maior concentração de benefícios.
Além da vitamina C presente no fruto, a laranja também é rica em nutrientes como vitaminas do complexo B, Niacina, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, enxofre e ferro. Seu bagaço pode ser utilizado em casos de constipação intestinal e seu suco pode estimular o paladar, abrir o apetite, amenizar sintomas de gripes, dores de cabeça, ácido úrico e até cólera.

Benefícios das frutas citricas

Uva
A uva é composta por bioflavonoides, taninos e o resveratrol, que são responsáveis pelo grande parte dos benefícios da uva. O resveratrol é uma substância fenólica, presente na casca da uva, que age no organismo como um protetor contra vírus e fungos. Aliás, a casca da uva é o local da fruta onde mais se concentram antioxidantes, no total são 20 tipos e agem combatendo os radicais livres que favorecem o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.
Mas não para por ai, o suco de uva também favorece as funções hepáticas, reduz o  ácido úrico, combate a acidez sanguínea e atua na prevenção de diversos tipos de tumores malignos.

Benefícios das frutas citricas

Pêssego
Alguns dos principais nutrientes do pêssego são: Cálcio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Vitamina C, Ácido fólico, Beta-caroteno, Vitamina A, Luteína, Vitamina E, Vitamina K, Tiamina, Bioflavonóides, Niacina e Selênio. O pêssego é uma fruta muito recomendada aos diabéticos, gotosos e tuberculosos. Seu caroço quando triturado regulariza o fluxo menstrual. Suas flores, quando preparadas em infusão, com água ou leite, são ótimas para prisão de ventre, agindo como laxante. O pêssego contem flavonoides é fenólico poli antioxidantes, como a luteína, zea-xanthin e ß-criptoxantina. Além disso, o fruto possui altos níveis de luteína que inverte os danos causados pelo stress.

Benefícios das frutas citricas

Jabuticaba
Na medicina natural, o chá obtido através da casca da jabuticaba tem ótimos resultados quando aplicado no tratamento de diarreias e disenterias, e inflamações  das amídalas, fazendo-se gargarejos com o chá. A casca da jabuticaba é rica em pectina, peonidina, ácido elágico e antocianina. Já na polpa da jabuticaba, estão presentes nutrientes como a Vitamina E e C, Tiamina, Niacina, Fitatos, Riboflavina, ácido fólico, Cálcio, Potássio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Cobre, Manganês e Zinco. A vitamina C possui papel importante na jabuticaba, ela é essencial para a produção e manutenção de colágeno, na formação de dopamina e serotonina, no processo de cicatrização, além de ser um poderoso antioxidante. A niacina, traz ótimos benefícios para a pele, prevenindo o envelhecimento precoce e ocorrências de sinais de envelhecimento, como manchas escuras e rugas.

Benefícios das frutas citricas

Abacaxi
O abacaxi, além de fonte de vitamina C, é composto pela bromelina, que atua no combate de inflamações e ajuda na digestão.
O magnésio presente no abacaxi ajuda no fortalecimento dos ossos e tecidos conjuntivos.
A presença do betacaroteno, faz com que o consumo regular de abacaxi ajude a proteger as retinas dos olhos.
As propriedades anti-inflamatórias presentes no abacaxi, ainda contribuem na prevenção de doenças de pele, principalmente a acne e dermatites.

Morango - Benefícios das frutas citricas

Morango
Muito além da vitamina C, o morango é composto pela antocianina, uma substância responsável pela pigmentação do fruto e que ainda auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose.
Ele ainda contém quantidades significativas das vitaminas K, B2, B5, B6 e B9 e sais como o Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio, além da Fisestina, que estimula o cérebro e melhora a memória.

Benefícios das frutas citricas

Toranja
Com um sabor característico e aroma único, a toranja possui sua composição bem próxima a laranja. Além da presença da vitamina C, a toranja é composta por betacaroteno e flavonoides, que promovem a eliminação de toxinas, melhorando a função digestiva e renal. Possui pectina, que atua nos níveis de colesterol, além do licopeno e naringina. Porém, mesmo com tantos efeitos benéficos, a toranja pode interferir no efeito de alguns medicamentos, incluindo antidiabéticos, antidepressivos e até anti-concepcionais.

Tangerina - Benefícios das frutas citricas

Tangerina
A tangerina é uma rica fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e B2, bioflavonoides, folatos e sais minerais. Entre seus benefícios, está sua ação no controle do diabetes. Uma pesquisa acadêmica feita pela “The University of Westen Ontario” concluiu que o bioflavonoide nobiletin, pode atuar no combate do diabetes tipo 2, controlando os níveis de insulina, além de combater a gordura do fígado e, se combina com a sinefrina (presente na tangerina), controla os níveis do colesterol.
Foto por: akiko yanagawa

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Referências

– BALBACH, A. As Frutas na medicina natural. São Paulo. Laranja, Morango, Pessego, Uva, Abacaxi.
– Mdemulher: Beneficios do suco de uva
– Belezaesaude: Morango 
– Eduardo Suguino, Adriana Novais Martins, Patrícia Helena N. Turco, Terezinha Monteiro Dos Santos Cividanes, Ana Maria de Faria. Pesquisa e Tecnologia. A Cultura da Jabuticabeira.
– Arevistadamulher: Jabuticaba
– Clinicapersona: Toranja

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