Foto por: robmadeo
Os xaropes são soluções concentradas de carboidratos (sacarose, frutose, sorbitol ou substâncias glicogênicas) concentradas em 45% p/p e viscosidade de 190 cSt. Quimicamente, os carboidratos são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Normalmente há para cada átomo de carbono, dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Por este motivo, deu-se o nome carboidrato (carbo =  carbono; hidrato = água) com formula química Cx(H20)y. Na farmacologia o xarope sempre foi muito utilizado para mascarar sabores desagradáveis em formulações antitussígenas. Confira a seguir, os principais tipos de carboidratos utilizados em xaropes.



Principais tipos de carboidratos utilizados em xaropes

Glicose - Carboidratos em xaropes

Glicose
A glicose, glucose ou dextrose (fórmula molecular C6H12O6), pode ser considerado  o carboidrato mais importante na biologia devido ao seu uso no organismo como fonte de energia e intermediário metabólico. Sua obtenção é realizada através hidrolise do amido. Quando aplicada em xaropes, possui baixa viscosidade mesmo em concentrações altas de glicose.

Frutose -  Carboidratos em xaropes

Frutose
Também chamada de levulose, a frutose pode ser obtida através da hidrólise de um polissacarídeo, a inulina.
É um monossacarídeo mais doce que a glicose, podendo ser encontrado no mel e frutas, de onde foi denominado como  “açúcar de frutas”.
Os xaropes de frutose são usados na concentração 42%, 55% e 90% p/p.

Sorbitol e Manitol
Utilizados principalmente em produtos dietéticos, ambos são até 50% menos doces que a sacarose. O sorbitol pode ser aplicado ainda, como um agente umectante em muitos tipos de produtos para a proteção contra a perda de umidade, além de inibir cristalização de açúcar, controlar a textura e aperfeiçoar o sabor.

Referências

– http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/03-CCD-2907.pdf- Atikins, P.; Jones, L. (2006).Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o meio Ambiente.
– Balbach, Alfons. As frutas na medicina natural.São Paulo, 1993.
– Bobbio, A. Paulo. Química do Processamento de Alimentos. 3° edição, Ed. Varela – Carboidratos usados em xaropes. pg 59.
– Seed: Quimica Sintética.
– Quimicaensinada: Sorbitol.

Carregar Mais
Carregar Mais Química de Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Processamento de Alimentos: Principais tipos de pigmentos (corantes) naturais presentes em alimentos.

Foto por: Marco VerchA cor dos alimentos provavelmente seja um dos fatores que mais i…