Uma fruta “rústica”, com características diversificadas, desde seu formato e presença de espinhos, por exemplo. Assim como, também possui cor e polpa únicas, a Pitaya hoje é considerada a fruta do momento e conhecida em muitos lugares por fruta-dragão, devido a sua aparência. Bem como, no Brasil, as espécies comumente encontradas são do gênero Selenicereus e Hylocereus, dentre elas a Selenicereus setaceus, popularmente conhecida como pitaya-do-cerrado. Dentre as espécies do fruto mais cultivadas no mundo, podemos citar a pitaya de casca vermelha (Hylocereus undatus) e a de casca amarela (Selenicereus megalanthu), por exemplo, que são muito cobiçadas pelos seus benefícios!

Possui propriedades que auxiliam na perda de medidas e regulam o intestino!

Em primeiro lugar, o fator que agregou ao fruto seu fator responsável pelo emagrecimento, foi sua composição rica em fibras e baixos níveis de carboidratos. As fibras solúveis presentes no suco de pitaya, por exemplo, ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue, além de auxiliar no trânsito intestinal.

Todavia, isso se deve aos oligossacáridos que aumentam a produção de probióticos, e ainda reduzir o colesterol ruim no sangue. Mas não para por aí! Ainda assim, ela é composta pela substância tiramina, a fruta pode auxiliar na ativação de um hormônio presente no organismo chamado glucagon, que estimula a utilização das reservas de açúcar e gordura presentes no organismo, transformando-as em energia.

A Pitaya possui benefícios para diabéticos?

A baixa concentração de carboidratos presentes na Pitaya, entre eles a frutose e a glicose, garantem aos diabéticos a inibição dos picos de açúcar que acontecem depois de comer alimentos com alto índice glicêmico. Da mesma forma, o fruto é muito ingerido em dietas para diabetes, além de ser considerado um alimento funcional.

Mais benefícios da Pitaya para o sistema imunológico!

O fruto ainda é rico em licopeno, que quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. O sistema imunológico também se beneficia com a ingestão regular da fruta: ela é um dos exemplos de alimentos ricos em vitamina C e outras substâncias antioxidantes como, por exemplo, a betalaina, betaxantinas e betacianinas, que são associadas à redução de doenças crônicas degenerativas e combate ao envelhecimento. Depois dessa, quem não quer ter um pé de pitaya!?
Foto por: Rawpixel Ltd

Referências

Embrapa.br: Caracterização físico-química e de compostos funcionais em frutos de pitaya
propi.ifto.edu.br: Estudo de alguns compostos bioativos das pitayas de polpas branca e vermelha
Tuasaúde: Benefícios da Pitaya
SaúdeAbril: Saiba tudo sobre a fruta do momento!
Unimed: Conheça os benefícios da pitaya!

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