O pessegueiro é uma arvore da família das Rosáceas, da China, com nome cientifico de Prunus pérsica.

Alguns dos principais nutrientes do pêssego são: Cálcio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Vitamina C, Ácido fólico, Beta-caroteno, Vitamina A, Luteína, Vitamina E, Vitamina K, Tiamina, Bioflavonóides, Niacina e Selênio. O pêssego é uma fruta muito recomendada aos diabéticos, gotosos e tuberculosos. Um estudo da Texas A & M mostrou que os pêssegos e extratos de ameixa foram eficazes em matar até mesmo os tipos mais agressivos de células de câncer de mama e que diabéticos do tipo 1, que consomem dietas ricas em fibras, têm níveis mais baixos de glicose no sangue. Já os diabéticos do tipo 2 podem ter melhores níveis de açúcar no sangue, lipídios e níveis de insulina. Sendo assim, o Dietary Guidelines for Americans recomenda de 21 a 25g de pêssego por dia para mulheres e 30 a 38g ao dia para os homens (no entanto, a proporção da quantidade ingerida diariamente de pêssego deve ser recomendada por um nutricionista). Possui propriedades que são indicadas para enfermidades pulmonares, prisão de ventre, herpes, hipertensão arterial e anemia.



Seu caroço quando triturado regulariza o fluxo menstrual. Suas flores, quando preparadas em infusão, com água ou leite, são ótimas para prisão de ventre, agindo como laxante. O pêssego contem flavonoides é fenólico poli antioxidantes, como a luteína, zea-xanthin e ß-criptoxantina. Estes compostos atuam na proteção contra o oxigênio de radicais livres e as espécies reativas de oxigênio que desempenham um papel em processos de envelhecimento e de várias doenças. É rico em muitos minerais como o fluoreto de potássio e de ferro. O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos. O flúor é um componente dos ossos e dentes e é essencial para a prevenção de cáries dentárias. O potássio é um componente importante de fluidos celulares e corpo que ajudam a regular o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Os frutos frescos são uma fonte também moderada de vitamina A e betacaroteno. betacaroteno é uma pró-vitamina A, que se converte em vitamina A no organismo. Pêssegos contêm altos níveis de luteína que inverte os danos causados pelo stress e contêm componentes bioativos que ajudam a combater a obesidade, ajudando a prevenir doenças do metabolismo, portanto o pêssego ajuda no emagrecimento.

Referências

http://www.emmerson.com.br/novo/beneficios-do-pessego/
BALBACH, A. As Frutas na medicina natural. São Paulo.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.

Carregar Mais
Carregar Mais Frutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Já sabe dos benefícios do Tamarindo? Utilizado até em fitoterápicos, o tamarindo possui propriedades que atuam diretamente no controle da pressão arterial, colesterol, sistema imunológico e muitos mais!

Conhecido também por tamarindeiro, tamarineira, tamarineiro, tamarina e jubaí, o tamarindo…