A osteoporose é uma Doença, caracterizada por diminuição progressiva da massa óssea e aumento do risco de fraturas. Os ossos são compostos de uma matriz onde se depositam os minerais, estes estão em constante processo de renovação, Com o tempo a absorção das células velhas aumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. Resultando em ossos mais porosos, perdendo a resistência.

A osteoporose pós-menopausa ou Tipo I está associada à insuficiência estrogênica do climatério, ou condições que induzem precocemente ao hipoestrogenismo.

A osteoporose é uma doença silenciosa, raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas. Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a espinha (vértebras), o bacia (fêmur), o punho (rádio) e braço (úmero). Entre os fatores de risco que podem levar à osteoporose destacam-se: história familiar da doença, pessoas de pele branca, baixas e magras, asiáticos, deficiência na produção de hormônios, medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia, alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, baixa exposição à luz solar, imobilização e repouso prolongados, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool, certos tipos de câncer, algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.

A osteoporose pode ter diferentes causas e antes de propor o tratamento, deve saber qual foi o motivo que iniciou o problema, assim, evitando fraturas, diminuindo a dor e manter a função. Existem vários medicamentos que podem ser utilizados: os hormônios sexuais, os bisfosfanatos,), os modeladores de receptores de estrogênio e a calcitonina de salmão. A administração subcutânea diária do hormônio das paratireoides está reservada para os casos mais graves de osteoporose, e para os intolerantes aos bisfosfonatos.

Fonte:

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/osteoporose-3/
http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-osteoporose/
http://www.osteoprotecao.com.br/os_conceituacao.php

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Vitamina K2 (menaquinona): pouco conhecida, a vitamina k2 é rica em benefícios para nossa saúde, fortalecendo os ossos, atuando na prevenção do AVC e mais!

Também conhecida como a vitamina anti-hemorrágica, a vitamina k2 ainda é pouco conhecida d…