A Carqueja, conhecida por carque, é uma planta que é empregada em forma de chá e possui diversos benefícios medicinais. O chá de carqueja possui efeito tônico estomacal (controlando o apetite), além de ajudar a controlar anemias. Ele ainda pode ser indicado em casos de diarreia, fraqueza, gripes, febres e prisão de ventre.

Para quer serve o chá de carqueja ?

A carqueja possui em sua composição óleos essenciais, flavonoides e saponinas, que servem como antioxidantes. Os flavonoides são conhecidos, principalmente, por sua ação antioxidante e por isso combatem os radicais livres, protegem o cérebro e o sistema cardiovascular, além de  melhorar a circulação sanguínea.

A carqueja é boa para controlar o colesterol alto

E as saponinas são substâncias de efeito anti-inflamatório que contribuem para a redução do colesterol. Por mais que a planta seja conhecida pelo seu sabor amargo, ela possui propriedade antitérmica, auxiliando no controle do nível da glicose no sangue, auxilia no tratamento de afecções gástricas, intestinais, hepáticas e biliares.

Chá de carqueja diminui o diabetes?

Ele pode ser usado para controlar o diabetes, para reduzir o colesterol, proteger o estômago e ainda prevenir úlceras, isto porque extratos da planta são capazes de reduzir a secreção gástrica e ainda tem efeito analgésico.

Chá de carqueja emagrece?

Alguns estudos indicam que o chá preparado com as folhas da planta emagrece, por ser capaz de aumentar a termogênese que contribuiria para a perda de peso, além de ter ação diurética devido à ação dos flavonoides. Se ele for tomado antes das refeições, ajuda no emagrecimento, uma vez que reduz o apetite. 

Como fazer o chá de carqueja?

Com muitos benefícios, o chá pode ser preparado na proporção de 20g de folhas picadas para um litro de água, tomando de três a quatro vezes ao dia.

Quais os efeitos colaterais do chá de carqueja?

Por mais benefícios que o chá da planta possa possuir, em alguns casos ele pode causar efeitos colaterais. Ela não é indicado para gestantes, pois o chá de carqueja aumenta o risco de abortos, devido as suas propriedades que limpam o útero, fazendo assim a menstruação descer. Além disso, a carqueja pode interagir com medicamentos anti-hipertensivos e aumentar o efeito deles, por isso, ela não é orientada para pessoas que consumam estes remédios.

Referências

– BALBACH, A. As plantas curam. São Paulo
G1.globo

Load More Related Articles