Considera uma planta de alto valor nutricional e biológico, a Pereskia aculeata (Ora-pro-Nóbis) é uma grande fonte proteica de origem vegetal (pertence à família Cactaceae) com um adicional extra de ser livre de gorduras saturadas, que são encontradas excessivamente nas carnes, além de serem maléficas para a saúde. Ela faz parte do grupo das “Plantas Alimentícias Não Convencionais” (PANCs) e pode ser facilmente encontrada na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais, seja em terrenos baldios, calçadas e quintais.

ANÚNCIOS
Produção de Derivados Lácteos

Além de proteica, a Ora-pro-Nóbis é rica em ativos e benefícios!

Pesquisas recentes confirmaram que a planta é rica em proteínas, destacando-se a presença de aminoácidos essenciais como lisina, leucina e valina. Além disso, ela também é considera um complemento nutricional por ser fonte de fibras e minerais como o ferro e cálcio, podendo saciar a fome e agir até contra casos de anemia devido ao alto teor de ferro em sua composição. Ela ainda é composta por vitaminas, podendo citar a vitamina A e as vitaminas do complexo B, além de antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças crônicas e fitosteróis, entre eles o β-sitosterol e estigmasterol, que juntos possuem efeitos protetores contra algumas doenças crônicas, destacando a arteriosclerose, câncer, úlcera e inflamações.

Como devo consumir a Ora-pro-Nóbis?

Suas folhas e caules são as partes mais utilizadas na culinária, podendo ser adicionada em saladas, refogados para arroz, acompanhando costelinha de porco, frango caipira e outras carnes, feijões, sopas, sucos e em massas, como tortas e pães. Se preferir, você pode preparar a farinha de Ora-pro-Nóbis e consumi-la com iogurtes, frutas e sucos.

Há uma recomendação diária para seu consumo?

É recomendado uma dose diária de 2g, seja in natura ou em pó, podendo ser fracionadas em dosagens de 500mg.

Suco detox de Ora-pro-Nóbis

Quer aproveitar para desintoxicar seu organismo com os benefícios da Ora-pro-Nóbis? É pra já!
Em um liquidificador, adicione 4 maçãs picadas, 6 folhas de hortelã, 8 folhas de ora-pro-nóbis, 1 colher de gengibre fresco e 220 ml de água. Bata tudo até virar um caldo bem grosso e em seguida, coe a bebida antes de tomar.
Foto por: Andréia Bohner

Referências

Saúde/Abril: Benefícios da Ora-pro-Nóbis
Ativo: Planta Pereskia aculeata
EMBRAPA. Ora-pro-nobis
Florien: Ora-pro-Nóbis
Faef: Caracterização química e nutricional da farinha de Pereskia aculeata

Carregar Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Dente-de-Leão: além de ser um dos mais seguros diuréticos, pode ser aplicado contra acne, problemas hepáticos e muito mais!

Pertencente à família Asteraceae(Compositae), a Taraxacum officinale, conhecida popularmen…