Em primeiro lugar, podemos consider a Pereskia aculeata (Ora-pro-Nóbis) uma planta de alto valor nutricional e biológico, além de ser uma grande fonte proteica de origem vegetal com um adicional extra de ser livre de gorduras saturadas, que são encontradas excessivamente nas carnes, além de serem maléficas para a saúde. Ela faz parte do grupo das “Plantas Alimentícias Não Convencionais” (PANCs) e pode ser facilmente encontrada na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais, seja em terrenos baldios, calçadas e quintais.

Valor nutricional da Ora-pro-Nóbis.

Além disso, pesquisas recentes confirmaram que a planta ora pro nobis é rica em proteínas, destacando-se a presença de aminoácidos essenciais como lisina, leucina e valina. Contudo, também é considerada um complemento nutricional por ser fonte de fibras e minerais como o ferro e cálcio, podendo saciar a fome e agir até contra casos de anemia devido ao alto teor de ferro em sua composição. Ela ainda é composta por vitaminas, podendo citar a vitamina A e as vitaminas do complexo B, além de antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças crônicas e fitosteróis, entre eles o β-sitosterol e estigmasterol, que juntos possuem efeitos protetores contra algumas doenças, destacando a arteriosclerose, câncer, úlcera e inflamações, por exemplo.

Como devo consumir a Ora-pro-Nóbis?

Suas folhas e caules são as partes mais utilizadas na culinária, podendo ser adicionada em saladas, refogados para arroz, acompanhando costelinha de porco, frango caipira e outras carnes, feijões, sopas, sucos e em massas, como tortas e pães. Por outro lado, você pode preparar a farinha de Ora-pro-Nóbis e consumi-la com iogurtes, frutas e sucos.

Há uma recomendação diária para seu consumo?

É recomendado uma dose diária de 2g, seja in natura ou em pó, podendo ser fracionadas em dosagens de 500mg.

Suco detox de Ora-pro-Nóbis

Quer aproveitar para desintoxicar seu organismo com os benefícios da Ora-pro-Nóbis? É pra já!
Em um liquidificador, adicione 4 maçãs picadas, 6 folhas de hortelã, 8 folhas de ora-pro-nóbis, 1 colher de gengibre fresco e 220 ml de água. Bata tudo até virar um caldo bem grosso e em seguida, coe a bebida antes de tomar.
Foto por: Andréia Bohner

Referências

Saúde/Abril: Benefícios da Ora-pro-Nóbis
Ativo: Planta Pereskia aculeata
Florien: Ora-pro-Nóbis
– Faef: Caracterização química e nutricional da farinha de Pereskia aculeata

Load More Related Articles