Os óleos essenciais são misturas de hidrocarbonetos, álcoois e compostos carbonílicos. São compostos aromáticos extraídos de plantas aromáticas. Geralmente os óleos essenciais se concentram na casca, flores, no rizoma e nas sementes das plantas.

Como ocorre a obtenção dos óleos essenciais?

Para a obtenção dos óleos essenciais, ocorre a extração,  a partir do tecido vegetal, mecânica ou por destilação. O que define um extrato ser um óleo essencial é o processo de obtenção, não sua composição química. Os óleos essenciais de uso comercial são, na grande maioria, uma mistura de hidrocarbonetos monoterpenos e sesquiterpenos.

3421609557_cd3d7ec4c4_o

Principais tipos de óleos

Óleo de citrus: As frutas cítricas laranja, limão, tangerina etc., possuem alta concentração de óleo essencial, sendo obtido como subproduto da produção de suco. O óleo de citrus é muito utilizado na indústria de alimentos, de cosméticos e farmacêutica, tintas, inseticidas, borrachas e produtos veterinários. Sua composição é uma mistura de terpenos, sesquiterpenos e compostos oxigenados.

Óleo de limão: Obtido pela prensagem a frio da casca, possui os terpenos como principal componente. O seu odor o diferencia pela presença citral (neral e geranial).  O limoneno é muito sensível a oxidação.

Óleo de hortelã: Obtido por folhas secas e talos, possui como principal componente os monoterpenos oxigenados cíclicos mentol e mentona, sendo o mentol responsável por sabor e odor refrescante.

Referências

– ARAUJO, Julio Maria A. Quimica de Alimentos.
– Scielo: “A fitoterapia no mundo atual
– Costa, A.F. Farmacognosia. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1977, volume I

Carregar mais
Load More In Plantas & Ervas

Veja também

Benefícios da Alcachofra: além de ajudar no controle do colesterol, é diurética e atua contra a má digestão.

Uma planta nativa da região mediterrânea, introduzida no Brasil por imigrantes italianos n…