Apesar de existirem diferentes tipos de alimentos, todos são compostos, basicamente, por sete tipos de substâncias:  Carboidratos, Gorduras, Proteínas, Água, Vitaminas, Sais Minerais e Fibras.

Os carboidratos e as gorduras fornecem energia para nos movimentar e trabalharmos. Como exemplo de alimentos ricos em carboidratos temos a batata, o arroz e as massas. A manteiga, a margarina e o creme de leite são ricos em gorduras.

As proteínas de alimentos como a carne, o feijão e os ovos, ajudam o corpo a crescer e a reparar as partes “gastas” do organismo.
A responsável pelo transporte das substâncias em nosso corpo é a água.

As vitaminas e os sais minerais mantêm o corpo saudável e pode ser encontrados nas frutas e nos vegetais. Nos vegetais, também, encontramos as fibras que são responsáveis por movimentar os alimentos dentro do corpo.

Dica:

Os rótulos das embalagens informam quais são os principais constituintes dos alimentos, fornecendo a quantidade de carboidratos, gorduras, proteínas e fibras. A informação nutricional refere-se sempre a mesma quantidade de alimento: 100 gramas. Desse modo é possível comparar, por exemplo, a quantidade de gordura existente em diferentes alimentos.

Fonte: ” MELLET Peter: ROSSITER, Jane Energia do Alimento. São Paulo. Scipiona 1194 “

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
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