A Fitoterapia consiste no uso das plantas para restabelecer a saúde. Baseia-se no poder de cura de determinadas plantas, flores, arvores e ervas para estimular nosso sistema pessoal de cura, restabelecendo a energia vital que atua mantendo a saúde global da pessoa: física, mental e emocional. Os remédio, ou drogas, convencionais, usam extratos de vegetais. O benefício da fitoterapia é que a planta pode produzir um remédio mais balanceado ao seu todo do que os extratos refinados. Desde a Pré-história, quando eram colhidas as plantas, mesmo sem saber o que era planta de alimento, algumas eram usados como fonte de energia e outras como antisséptico para ferimentos ou adstringentes para diarreias. Mas somente após a crescimento da civilização é que as plantas foram cultivadas.

ANÚNCIOS

Desde a Pré-história, quando eram colhidas as plantas, mesmo sem saber o que era planta de alimento, algumas eram usados como fonte de energia e outras como antisséptico para ferimentos ou adstringentes para diarreias. Mas somente após a crescimento da civilização é que as plantas foram cultivadas. A fitoterapia se dividiu em duas áreas: a dos remédios caseiros, indicados para primeiros socorros, que as pessoas normalmente tinham a mão e com menos importância; e os remédios profissionais, mais especializados, fortes e raras que requeriam conhecimento. No passado foram praticadas medicinas alternativas tradicionais,como colocar pão embolorado em ferimentos (a penicilina primitiva), ou beber urina de égua contra infertilidade (alguns produtos de terapia para reposição de hormônios são feitos a partir da urina de égua). Há um vasto campo em que se podem utilizar as plantas como tônico fortificante e para manter o bem estar.

Referências

Fitoterapia: sementes do saber / Non Shaw. São Paulo; Avatar, 1999.
– www.ufjf.br/proplamed/fitoterapia/

www.abfit.org.br

Carregar Mais

3 Comentários

  1. Mayara

    14 de abril de 2015 at 5:13 pm

    Ajudou muito. Obrigada

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Calêndula: seu uso externo é ótimo para a pele, cicatrização e picadas. Se ingerida, atua estimulando a bile e funções hepáticas.

A Calêndula (Calendula officinalis L) é uma planta bastante utilizada como ornamental em m…