Muitas pessoas tem a ideia de que todo alimento, feito a partir de uma origem natural, é saudável. O leite de soja é um desses exemplos. A soja pode fazer mal tanto para crianças quanto para adultos, por ter uma quantidade grande de fitoestrógenos e isoflavonas, semelhantes aos  hormônios sexuais o que, teoricamente, poderiam causar puberdade precoce e o amadurecimento sexual precoce da criança.

[dfads params=’groups=1686&limit=1&orderby=random’]

Qual a razão do leite de soja fazer mal aos bebês?

Com certeza você já não ouviu falar que o leite de soja é melhor que o leite de vaca. Na verdade, não existe leite de soja, e sim uma bebida à base de soja. Nos dias de hoje, depois que uma criança parou de mamar no peito da mãe, a soja é lembrada com uma opção mais saudável. Mas isso não é correto! A inclusão do leite de soja na alimentação dos bebês,  nunca deve ser feita em bebês abaixo de 6 meses, pelo fato de que o leite de soja possui componentes como os hormônios vegetais e o alumínio. Além disso, o leite de soja deve ser consumido em casos específicos, com a orientação do pediatra, porque quem apresenta intolerância ao leite de vaca, é comum que apresente alergia a proteína da soja.

3467632119_d400447422_o

Se houver o diagnosticado de alergia ao leite de vaca ou à lactose e se a mãe não puder amamentá-lo, o médico poderá indicar que os pais ofereçam a fórmula HA (hipoalergênico) como fonte de leite ideal até os 3 anos de idade. E não o uso do leite de soja. Além disso, pode acontecer em crianças menores um quadro de diarreia que destrói as células que produzem lactase. Por isso é importante não oferecer às crianças as bebidas de soja para adultos, pois a fórmula infantil de soja é balanceada em calorias e enriquecida com nutrientes específicos que os bebês necessitam. Portanto, antes de qualquer decisão, quanto ao leite ou sua substituição na dieta da criança, consulte o pediatra.

Referências

– http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI6172-15149,00.html
– http://www.bolsademulher.com/bebe/0-a-1-ano/materia/leite-de-soja-pode-fazer-mal-aos-bebes

    Load More Related Articles