O Capim-limão é uma planta muito conhecida no Brasil. Costuma ser chamada por nomes diferentes, dependendo da região. Os nomes mais comuns são: capim-santo ou capim-cidreira, erva-de-estrada, erva-príncipecapim-cidrãocapim-de-cheirocapim-cheirosopatchuli, entre outros. Ele é uma planta herbácea da família Poaceae.

Banner-linguica

[dfads params=’groups=1686&limit=1&orderby=random’]

Propriedades do capim-limão

Com certeza você já ouviu falar que Capim-limãoma é uma planta muito usada na medicina popular. O chá de capim-limão possui propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas, expectorantes e é um ótimo bactericida. Sua ação pode ser hepatoprotetora, antiespasmódica, estimulante da circulação, estimulante estomacal e da lactação. Além disso, ele ainda possui vários benefícios para a saúde graças ao compostos químicos presentes na planta como o citral, o geraniol, o metileugenol, o mirceno, a citronelal, o ácido acético e o ácido capróico.

Benefícios do chá de capim-limão

O uso medicinal do chá de capim-limão é indicado para ajudar na digestão e para auxiliar em problemas no estômago. Ele pode ainda tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, convulsões, diarreia, doenças do fígado, reumatismo, rins, stress e a tensão muscular. Por conter óleo essencial de citronela, pode ser aplicado como um repelente de insetos.

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam
– FRUTUOSO, Valber. Ervas e Plantas que Curam
Ervanarium: Capim-Limão

Carregar mais
Load More In Chás & Sucos

Veja também

Benefícios da Alcachofra: além de ajudar no controle do colesterol, é diurética e atua contra a má digestão.

Uma planta nativa da região mediterrânea, introduzida no Brasil por imigrantes italianos n…