Por muito tempo o abacate foi considerado um alimento calórico, associado ao ganho de peso e gordura corporal. Porém, atualmente, é possível afirmar que o abacate é uma fruta com alto valor nutricional e que promove diversos benefícios ao organismo.

O abacate é rico em açúcares, vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas e vitamina A dentre as frutas. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B, além da vitamina A. É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar ou com açúcar e limão.

Uso medicinal e benefícios do abacate

Os benefícios do abacate incluem o melhoramento do sistema circulatório, por conter gordura saudável, como o ômega 3 que facilita a circulação do sangue nas artérias e ajuda na formação das células do sangue, prevenindo doenças como a anemia pois contém ácido fólico. Além de ajudar a prevenir doenças como o câncer, por possuir antioxidantes que são substâncias importantes para ajudar a proteger as células do corpo, fortalecendo o organismo.

As partes medicinais do abacate são a casca, frutas, folhas e sementes. O abacateiro possui propriedades digestivas, emenagogas, antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, peitorais,

estomacais, anti-helmínticas, anti-periódicas e antidiarreicas. A sua celulose tem propriedades afrodisíacas e emenagogas. Em diferentes partes do mundo, abacé indicado para a tratar anemia, cansaço, colesterol alto, hipertensão, gastrite e úlceras duodenais. As folhas do abacateiro foram relatadas como antitussígenas antidiabéticas e anti-inflamatórias. A polpa do abacate é utilizada para promover a menstruação e acelerar a supuração de feridas. O abacate é rico em ácido fólico, isso tem como resultado grande benefício para a saúde do coração. A vitamina E, gorduras monoinsaturadas e glutationa no abacate também são grandes para o seu coração. Contém Beta-sitosterol, um fitoesterol que atua na redução do LDL- colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. É rico em ômega 9 e fibras, que auxiliam na promoção da saciedade, ajudando no emagrecimento.

Para praticantes de musculação, os benefícios do abacate incluem ajudar na hipertrofia muscular, por  fornecer energia e ter proteínas. Além disso, também evita a fadiga muscular, porque o abacate combate os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso, provocando o envelhecimento celular e facilitando o aparecimento da fadiga. Os antioxidantes presentes naturalmente nos alimentos são altamente recomendados para os praticantes de musculação e o abacate é uma boa escolha.

Além dos benefícios citados, o abacate também traz bons resultados benéficos quando consumido o seu caroço. O caroço do abacate pode ser usado para diversos problemas de saúde. Veja em: Caroço de abacate possui ação antifúngica e é antibiótico natural

Referências

– Koller, Otto Carlos. Abaticultura. RGS, Ed. UFRGS, 1992
– BALBACH, A. As Frutas na medicina natural.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
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