Considerada uma fruta exótica com uma baixa produção no Brasil, a Physalis (Physalis peruviana) é uma fruta exótica da família Solanácea, originária da Amazônia e dos Andes. Uma frutinha tão pequena, muito usada em doces finos para festas, como casamentos e aniversário, mas que despertou muito interesse em ser pesquisada devido a sua fama de ser rica em benefícios e nutrientes, eficaz contra o estrese e ainda de auxiliar no nível de glicemia normal do sangue, ou seja, controlar o desenvolvimento do diabetes tipo 2, sendo indicado como um alimento para diabéticos, além de ser uma aliada no emagrecimento devido a quantidade de fibras solúveis que ela possui.

ANÚNCIOS
Produção de Derivados Lácteos

Physalis: a pequena frutinha cheia de benefícios e nutrientes.

Primeiramente, entre os principais nutrientes e vitaminas que compõe a Physalis, destacam-se as vitaminas A e C, que contribuem para as funções cognitivas, aumentando a memória, foco e habilidades de concentração, além de fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ela é uma excelente fonte de antioxidantes, que agem combatendo radicais livres e melhorando muito a disposição e a energia das nossas células. Bem como, ela também é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam no controle do estresse, da fadiga e do cansaço. Vamos destacar a Tiamina, que é responsável pela produção de acetilcolina, um neurotransmissor que transmite mensagens para os músculos e nervos, por exemplo.

Coloração amarela da Physalis

Não é preciso nem pensar duas vezes para adivinhar qual substância é responsável pela coloração amarelada da physalis, não é? Assim como grande parte dos alimentos coloridos (igualmente, a composição química dos alimentos) frutinha ainda é rica em betacaroteno, que no organismo se transforma em vitamina A, uma vitamina importante para a manutenção da visão e da pele.

Eficaz no controle doa diabetes e colesterol ruim

Ainda assim, devido a alta concentração de fibras, ela também possui efeitos positivos no controle do diabetes, equilibrando os níveis de glicose no sangue. E, ainda, é considerada uma forte aliada no controle dos níveis de colesterol, prevenindo os ricos de infarto e acidente vascular cerebral. Mas não para por aí! As suas fibras também contribuem para regular o intestino evitando desconfortos e prisão de ventre.
Foto por: Dave Crosby

Referências

Alim.Nutri: ÁCIDOS FENÓLICOS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM FRUTO DE PHYSALIS PERUVIANA L.
Viverbem: nutrientes da physalis
EMBRAPA: cultivo physalis
G1.globo: Benefícios encontrada na physalis

Carregar Mais!

Veja Mais!

Banana: Caturra (nanica), Prata, Ouro, Maçã. Descubra as diferenças entre os tipos de Bananas!

Primeiramente, não importa o dia, nem a hora, a Banana vai bem sempre! Seja como for, ela …