Considerada uma fruta exótica com uma baixa produção no Brasil, a Physalis (Physalis peruviana), também conhecida por camapu, é uma fruta que pertence a família Solanácea, originária da Amazônia e dos Andes. Uma frutinha tão pequena, muito usada em doces finos para festas, como casamentos e aniversário, mas que despertou muito interesse em ser pesquisada devido a sua fama de ser rica em benefícios e nutrientes.


Produção de Derivados Lácteos

O camapu é eficaz contra o estrese e ainda de auxiliar no nível de glicemia normal do sangue, ou seja, controlar o desenvolvimento do diabetes tipo 2, sendo indicado como um alimento para diabéticos, além de ser uma aliada no emagrecimento por conter uma alta quantidade de fibras solúveis que ela possui.

Para que serve o Physalis (camapu)?

Entre os principais nutrientes e vitaminas que compõe a Physalis, destacam-se as vitaminas A e C. Essas vitaminas contribuem para as funções cognitivas, aumentando a memória, foco e habilidades de concentração.

Além disso, o camapu é uma excelente fonte de antioxidantes, que agem combatendo radicais livres e melhorando muito a disposição e a energia das nossas células.

Bem como, ela também é uma fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam no controle do estresse, da fadiga e do cansaço. Vamos destacar a Tiamina, que é responsável pela produção de acetilcolina, um neurotransmissor que transmite mensagens para os músculos e nervos, por exemplo.

Coloração amarela do Camapu

Não é preciso nem pensar duas vezes para adivinhar qual substância é responsável pela coloração amarelada da physalis, não é?

Assim como grande parte dos alimentos coloridos (igualmente, a composição química dos alimentos) a physalis ainda é rica em betacaroteno, que no organismo se transforma em vitamina A, uma vitamina importante para a manutenção da visão e da pele.

O camapu é bom para o diabetes?

Devido a alta concentração de fibras, ela também possui efeitos positivos no controle do diabetes. O camapu pode agir equilibrando os níveis de glicose no sangue, assim como o uso do limão.

E, ainda, é considerada uma forte aliada no controle dos níveis de colesterol, prevenindo os ricos de infarto e acidente vascular cerebral. Mas não para por aí! As suas fibras, por exemplo, também contribuem para regular o intestino evitando desconfortos e prisão de ventre.

É possível fazer o chá de Camapu?

Sim! Você pode preparar e tomar o chá das folhas de Physalis ou das raízes da planta. Ele pode agir como diurético, sudorífero, contra icterícia, antirreumático, hepatoprotetor e anti-inflamatório.
Foto por: Dave Crosby

Referências

Alim.Nutri: ÁCIDOS FENÓLICOS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM FRUTO DE PHYSALIS PERUVIANA L.
Viverbem: nutrientes da physalis
EMBRAPA: cultivo physalis
G1.globo: Benefícios encontrada na physalis

Carregar mais
Load More In Frutas

Veja também

Descubra as diferenças entre os tipos de Bananas!

Não importa o dia, nem a hora, a Banana vai bem sempre! Seja como for, ela é considerada u…