Devido ao sabor azedo e a sua característica ácida, muitas pessoas ainda tendem a repudir o limão, alegando ser uma fruta agressiva para estomago, que acidifica o sangue e enfraquece o organismo. Para esclarecer certos mitos envolvendo o limão, estaremos trazendo este artigo. Afinal, o limão é um fruto recheado de benefícios!

Diminua Diabetes

1. O limão ajuda no combate a gastrite
Verdade:limão, rico em potássio, estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio. Além disso, o ácido cítrico facilmente se combina com minerais livres, controlando a acidez estomacal e regenerando tecidos. Porém, quem possui algum tipo de gastrite, deve anteriormente procurar um médico!

2. Limão faz mal para o estômago
Mito: o fruto limão não é nocivo para o estômago. Mas antes, é necessário observar se a fruta é aceita pela pessoa que estará a ingerindo!

3. Limão ajuda no emagrecimento
Verdade: mesmo que não possa parecer, o limão ajuda a emagrecer. Ele é uma rica fonte de vitaminas e possui propriedades diuréticas, que atuam no processo de desintoxicação e “desincha” o corpo.

4. Limão ajuda a combater a má digestão
Verdade: se for ingerido antes das refeições, o suco do limão pode ajudar no controle da má digestão. Além disso, ele aumenta a absorção de certas vitaminas presentes em carnes e verduras.

5. Limão cura a dor de garganta
Verdade: o limão é fonte de vitamina C, atuando contra gripes e resfriados. Além disso, o limão possui propriedades antibacterianas,  que auxiliam no tratamento da dor de garganta.

6. Limão tira manchas da pele
Mito: mesmo que o limão seja ótimo na remoção de alguns tipos de manchas em roupas, utensílios domésticos, entre outros, ele não deve ser aplicado diretamente na pele. Quando aplicado diretamente na pele, o limão pode provocar queimaduras sérias.

7. O chá do suco de limão trata gripes e resfriados
Verdade: quando feito o chá com o suco do limão, ele ganha propriedades antipiréticas e antibacterianas, que atuam contra os resfriados e gripes.

8. O limão estimula o sistema imunológico
Verdade: o limão possui substancias como o bioflavanoide quercertinado, que estimulam o sistema imunológico do corpo e a produção de insulina, ajudando a equilibrar o açúcar do sangue do corpo.
Foto por: TIM HOGGARTH

Referências

– Limão: origem e variedadesPortal Doce Limão.
– Segredos do limãoRevista Viva Saúde Online.
– Limão: o poder do fruto que previne doençasPortal Terra Saúde
– BALBACH, A. Plantas que curam.

Carregar Mais
Carregar Mais Química de Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Amaranto: Características nutricionais e benefícios.

Devido aos seus benefícios e propriedades nutricionais, o amaranto (Amaranthus ssp) ganhou…