A carambola é um fruto de sabor agridoce, com coloração variando do verde ao amarelo, rico em sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro, além de conter vitaminas A, C e do complexo B. Alguns adeptos a medicina natural, inclusive o escritor A. Balbach, autor do livro “As Frutas na medicina natural”, consideram que a fruta possui propriedade febrífuga, antiescorbútica e, devido à grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite. A casca da fruta ainda poderia ser utilizada como antidisentérico, por possuir alto teor de tanino – cujo poder adstringente pode prender o intestino.

Qual o mal que a carambola faz?

Contudo, a ingestão da carambola pode ser maléfica para pessoas que possuam algum tipo de enfermidade nos rins, devido a presença da toxina natural presente no fruto, a caramboxina. A caramboxina é uma toxina que atua no sistema nervoso, podendo trazer danos para a saúde em portadores de problemas renais.

Isto porque a toxina não é  filtrada pelos rins destas pessoas, ficando retida no organismo e atingindo o cérebro, podendo induzir crises de soluços, vômito, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões prolongadas (estado de mal epiléptico), coma e levar inclusive, à morte. Artigos científicos mostram que o primeiro estudo relacionando problemas nos rins com a carambola foi divulgado em 1982.

Quem não pode comer carambola?

Existem um grupo de pessoas que não podem comer a carambola, em especial pacientes com problemas renais, os efeitos tóxicos do fruto podem surgir de 2 a 12 horas depois da ingestão da fruta, dependendo da quantidade consumida, da predisposição do organismo, da quantidade de oxalato presente na fruta e também, entre outros fatores.

Normalmente carambolas mais doces possuem menos toxina. Porém, a fruta também pode induzir a formação de cristais de oxalato de cálcio nos rins, de portadores ou não de doenças renais, devido a presença do oxalato de cálcio, formando as famosas pedras nos rins.
Foto por: Ana Ulin

Referências

BALBACH, A. As Frutas na Medicina natural – Carambola.
–  Estadão: Uma cidade proíbe o consumo de carambola
– Jornal Gazeta do Povo, Suplemento Viver Bem – Saúde & Bem-estar. Curitiba/PR, p. 29, dez. 2013.
G1Globo: Médico de Goiânia explica que carambola pode fazer mal à saúde.
UniversoJatobá: CARAMBOLA PODE PREJUDICAR OS RINS.

Load More Related Articles