A abútua, de nome científico Chondrodendron platyphyllum, é uma planta que possui efeitos positivos contra os sintomas da incômoda Tensão Pré-Menstrual (TPM) e evita problemas no ciclo menstrual. O chá de abútua pode ser conhecido, também, por chá de parreira-brava, café de mato, parreira do mato, bútua.

A abútua deve ser usada com cautela, pois possui efeitos tóxicos. Quando usada com acompanhamento de um especialista e respeitada as doses, a abútua possui propriedades medicinais para diversas doenças, graças aos princípios ativos contidos na planta, como alcaloides derivados bisbenzil-isoquinolínicos: beberina, buxina, chondodendrina, condrofolina, curina, isobeberina, isochondodendrina, isococlaurina, pelosina, d-tubocurarina e mucilagens.

Os alcaloides são estudados desde, de idade antiga e correspondem aos principais terapêuticos naturais com ação: anestésica, analgésica, psicostimulantes, neurodepressores, etc. Os alcaloides mais conhecidos são: atropina, cocaína, morfina, cafeína e quinina. Os princípios fazem a abutua ter propriedades de ação contra más digestões, tonteiras, diurético, tônico e anti-febril, contra dores, esclerose, nervosismo e de ótimo efeito nas menstruações difíceis, nas cólicas anteriores e posteriores ao parto, regras atrasadas, hidropisia, corrimento blenorrágico e até em problemas do fígado e cálculos renais.

Office Tea

Para preparar o chá de abútua, deve se fazer uma infusão simples, ou decocção da raiz ou casca do tronco, já secas na proporção 1g/100 ml de água. (1 g de abútua para 100 ml de água). Tomando 4 a 5 xícaras por dia.

Toxicologia da abutua : O chá de abútua é abortivo se a dose for excessiva. É um medicamento tóxico, de uso perigoso. A abutua pode impedir a nidação do ovo. Em doses muito elevadas há perigo de efeito cardiotônico e curarizante. Os efeitos da intoxicação incluem taquicardia, taquipneia, hipotensão, arritmias e morte.

Créditos às imagens:
* https://www.flickr.com/photos/meganwest/4775895672/
* https://www.flickr.com/photos/dani_vazquez/11573274263/

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Hibisco: o chá de hibisco estimula a queima de gordura, regulariza o intestino, possui ação antioxidante e combate a retenção de líquidos!

Hibiscus sabdariffa L. (Malvaceae) é uma importante planta medicinal, originária da Índia.…