Foto por: Dean Morley
Da família das Malvaceas, a malvaMalva sylvestris – é uma planta bastante conhecida por suas ótimas propriedades medicinais que podem auxiliar no tratamento de catarros, infecções de ouvido e garganta, além de aliviar sintomas de prisão de ventre. A espécie Malva sylvestris também pode ser conhecida como Malva-cheirosa, Malva-das-boticas, Malva-silvestre, Malva-de-casa, Malva-rosa ou Rosa cheirosa.

As partes da malva que possuem propriedades medicinais são a suas flores e folhas (algumas pessoas relatam um cheiro desagradável após as folhas secarem). Os principais compostos ativos presentes na malva são as mucilagens (possuem ação protetora, emoliente, mucolitica e laxante, amenizando diarreias, prisões de ventre, tratando doenças respiratórias e sintomas de gripes), antocianinas (malvinas), leucocianinas, subsâncias pécticas, vitaminas A, B1, B2, C e carotenos, óleos essenciais formados por ácido oleico, palmítico e esteárico, ácido cumarínico, clorogênico e cafeico, taninos e flavonoides. Os flavonoides que compõe a malva possuem ação anti-inflamatória, auxiliando no tratamento da gastrite, de inflamações de garganta e faringe, além de ameninar sintomas de bronquites e gripes. A malva também pode ser indicada para auxiliar no tratamento de corrimentos vaginais, auxiliar em alguns casos de diabetes e para estimular as defesas do corpo.

Nas referências pesquisadas não foram observados efeitos colaterais importantes resultantes do uso da malva, mas seu uso interno deve ser cauteloso e evitado por mulheres grávidas e mulheres lactantes. Se usada excessivamente, a malva pode ser laxativa e causar diarreias fortes.

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam – Malva.
– Plantas medicinais na saúde bucal”. Rozeli Coelho Silva – Vitória, ES, Brasil. 2001
– Tratado de fitomedicina – bases clínicas e farmacológicas”. Dr. Jorge R. Alonso – editora Isis. 1.998 – Buenos Aires – Argentina
– GRANDI, Telma Sueli Mesquita. Tratado das Plantas Medicinais – Malva.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Plantas & Ervas

1 Comentário

  1. Rosileide Luandabela Santos

    21 de janeiro de 2016 at 10:50 am

    Costumo usar malva para fazer higiene bucal.
    Não conhecia as outras propriedades eficiente, principalmente que é bom para prisão de ventre.
    Agradeço por compartilhar.
    Um abraço.
    Luandabela…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Desprezado em algumas regiões, o Caruru possui alto valor nutricional e pode ser utilizado em casos de deficiência de cálcio e vitaminas, e contra infecções.

Da família das Amarantáceas, o caruru ou bredo é uma planta silvestre comestível. É um veg…