limao

Campeão dos temperos e dos remédios, graças aos seus benefícios, o limão é o grande aliado do organismo para manter a boa saúde, além de possuir grande aplicação na culinária. O limoeiro consegue produzir o fruto de forma continua (diferente de outras frutas cítricas). Possui um grande valor nutricional de vitamina C e Potássio. No Brasil, o chamado limão-galego e o limão-taiti, na verdade, não são limões, mas sim limas ácidas. 


PUBLICIDADE



Limão x Lima

As principais diferenças entre limões e limas ácidas são o tamanho e o gosto ligeiramente diferenciado, pois limões têm sabor um pouco mais suave. E também é o rendimento para fazer sucos, sendo que as limas são melhores para esse uso. Referente ao limão, infelizmente muitas pessoas ainda tendem a repudia-lo pelo seu característico sabor azedo e pelo mito de que ele é agressivo para estomago, assim, acidificando o sangue e enfraquecendo o organismo.

Composição química do limão

Composição quimica do limão

Além de todos componentes descritos, na tabela, da composição química do limão, ele também possui substancias como o bioflavanoidequercertinado, que estimulam o sistema imunológico do corpo e a produção de insulina, ajudando a equilibrar o açúcar do sangue do corpo, a pectina, que estimula a produção da bílis e apoia o órgão do pâncreas (a pectina auxilia na perda de peso moderando desejos de comer) e o limoneno, que é capaz de combater os radicais livres. É, fundamentalmente, um remédio tônico que ajuda a manter a boa saúde.

Benefícios do limão

Muito pelo o contrario! O limão, rico em potássio, estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio. Mesmo ele sendo ingerido na forma ácida, pelo teor de ácido cítrico, quando em contato com o meio celular, no organismo, ele é transformado na digestão e comportando-se como um alcalinizante. Os seus diversos sais convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue. Com certeza muitos já ouviram dizer: “Pra gripe é bom usar limão”. É está correto. O limão, quando preparo em forma de decocção, tem grande poder na cura de gripes e resfriados.

Benefícios do suco de limão

Quando preparado como suco de limão, também, tem grande efeito quando consumido em presença de enfermidades infecciosas, favorecendo a ação dos antitérmicos. Além disso, o suco de limão ajuda na digestão, ajuda na perda de peso e é diurético. Ele ainda ajuda a eliminar as toxinas do corpo por ser similar ao ácido clorídrico presente no estomago, estimulando a produção da bile. Além de aliviar os sintomas de indigestão, como o ardor no estômago, os arrotos e a distensão abdominal.

PUBLICIDADE


O limão ainda possui benefícios para..

Outros benefícios medicinais do limão podem ser resumidamente citados como auxiliador para tratamento de acidez gástrica, acnes, amigdalite, antisséptico, artrite, asma, azia, doenças relacionadas a bexiga, câncer, cirrose, doenças do coração, diabetes, diarreia, disenteria, enjoos, envenenamento por soda e potassa, dores de cabeça, estomatite, febres, doenças do fígado, gripes, infecções, resfriados, soluço, tuberculose e ulceras.

Contraindicações ao uso do limão

Lembrando que pessoas que possuem sensibilidade do ácido do limão devem controlar o uso. Assim como o uso prolongado do suco de limão causa desgastes no esmalte dos dentes.

Referências

– Limão: origem e variedadesPortal Doce Limão.
– Segredos do limãoRevista Viva Saúde Online.
– Limão: o poder do fruto que previne doençasPortal Terra Saúde
– BALBACH, A. Plantas que curam.

Carregar Mais
Carregar Mais Frutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …