[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Foto por: USDA
lichieira é uma árvore frutífera originária do sul da china. Seu fruto, a Lichia, é uma espécie denominada cientificamente por Litchi chinensis. Em alguns países a Lichia é considerada como a rainha das frutas, graças ao seu sabor e as propriedades presentes na fruta.

[/vc_column_text][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_column_text]

A lichia pode ser consumida in natura, desidratada, processada em forma de sucos ou ainda utilizada para preparar vinhos, compotas, sorvetes, iogurtes e até em cápsulas. Para aproveitar de todos os benefícios da lichia, o recomendado é que seu consumo seja in natura ou em sucos. A lichia é rica em nutrientes como minerais (Cálcio, Fosforo, Potássio, Ferro e pouca quantia de Sódio), vitaminas (Tiamina, Riboflavina, Niacina e Vitamina C) e ativos químicos como o ácido nicotínico, oligonol, flavonoides e antocianinas. Os flavonoides e antocianinas que compões a lichia atuam inibindo a oxidação das gorduras, combatendo hiperlipidemias e o acúmulo de gorduras, além de reduzir a multiplicação de células cancerígenas no corpo.

PUBLICIDADE


Além disso, a Lichia possui propriedades anti-inflamatórias que atuam na redução de inflamações originadas nos vasos sanguíneos. A concentração de vitamina C  presente na fruta, pode auxiliar na proteção contra agentes infecciosos e radicais livres. Já o oligonal atua como um protetor para a pele, protegendo-a dos raios Ultra Violeta nocivos. Quem busca emagrecimento também pode consumir lichia a vontade. Seu baixo percentual de calorias e alto teor de fibras, contribui na redução de peso. O único ponto negativo da lichia é o preço por qual é comercializado, deixando seu sabor salgado para o bolso. Porem, quem busca apenas os benefícios da fruta pode recorrer a outras alternativas como o consumo das cápsulas contendo o extrato da fruta.

[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Referências” color=”vista_blue” el_width=”50″][vc_message]- Avaliação físico-química de lichias (Litchi chinensis Sonn.) comercializadas em Teresina – Piauí.: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/732/2641
– http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Litchi_chinensis.htm – Litchi chinensis Sonn. – LICHIA

[/vc_message][/vc_column][/vc_row]
Carregar Mais
Carregar Mais Frutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Gosta de Pinhão? Além de ser uma ótima fonte de minerais e antioxidantes, o pinhão é rico em fibras e amido!

Foto: PICASA/Mauro Scharnik / IAPConsiderado uma iguaria na região Sul do Brasil, o pinhão…